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Dia do Consumidor: Campanhas e boas práticas

Março se aproximando e com ele o dia mais agitado para os empreendedores: o Dia do Consumidor.
Tão esperada pelas empresas, essa data representa um significativo aumento em receitas. Mas, como alcançar esses tão esperados clientes e como estimular seu desejo de compra?
As campanhas para o Dia do Consumidor são a melhor saída para que novos consumidores sejam atingidos e fidelizados. Elas possibilitam ao empreendedor usar dos artifícios certos para  atrair e conquistar leads preciosos.

Segmente seu público

A força das campanhas é a segmentação de clientes. Só assim para que sua entrega seja assertiva e ainda mais eficaz. Cada persona tem o seu perfil de compra e consumo e, por isso, a segmentação é essencial. Nada disso de enviar uma promoção para toda sua base de dados! Além de importunar seu contato e perder dinheiro (pois poderia estar enviando uma quantidade muito menor, óbvio), pode prejudicar a reputação da sua marca (pois está importunando seu contato). Analise o perfil de seus contatos, encontre a linguagem mais adequada e bora vender.

Conteúdo patrocinado

Toda estratégia de marketing precisa ter um espaço no mínimo significativo para os anúncios patrocinados e impulsionamentos. Seja no Facebook ou no Google, as campanhas  têm o papel de levar o seu conteúdo para o público certo, escalando e agilizando um processo que de forma orgânica teria um retorno mais demorado.

Campanhas para o Dia do Consumidor produzidas e planejadas previamente têm uma função muito importante quando o objetivo é conversão e fidelização à marca. Direcione conteúdos exclusivos para públicos específicos, como, por exemplo, uma lista dos clientes que mais compram, para que tenham acesso a descontos e ofertas exclusivas. 

Crie campanhas para atrair novos clientes com o intuito de encantá-los com ofertas, para que, além do seu principal benefício, ainda gere engajamento. 

O conteúdo patrocinado proporciona diversas formas de comunicação e expande o alcance do seu negócio. Essa expansão lhe traz resultados no dia e além dele, dependendo do anúncio que você viraliza.

Palavras-chave

Defina sua campanha para o Dia do Consumidor em uma palavra. Essa palavra-chave não necessariamente precisa ser uma única palavra, mas um conjunto que define seu negócio, seu nicho ou o tema do seu conteúdo.

Mas, como eu sei qual a melhor palavra-chave para usar na minha campanha?

Existem atualmente diversas ferramentas que possibilitam a procura destas palavras nos assuntos mais comentados da internet. O buscador de palavras do Google é um bom exemplo (https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/)

Quanto melhor é o ranqueamento da palavra, maior é seu alcance, mas, em simultâneo, maior é a concorrência. Por isso, a possibilidade de o seu conteúdo ter baixa conexão com a audiência é grande. Então, escolha palavras com um nível médio de procura, porque dessa forma a distribuição do conteúdo se torna mais eficaz.

A sua campanha para o Dia do Consumidor tem de se destacar e, quando o assunto é anúncio, a realidade é a mesma. Então, além de planejar e utilizar muito bem as palavras-chave, você precisa se destacar, seja na entrega da campanha ou no seu conteúdo.

Aposte nos vídeos

Pesquisas apontam que os conteúdos em vídeo tendem a converter muito mais do que uma simples imagem. Independentemente da plataforma que você vai utilizar, não deixe de incluí-los em sua estratégia. Um bom conteúdo, uma imagem legal, SEO de vídeo feito com sucesso, é só viralizar.

Um bom roteiro pode ajudar na hora de desenvolver o conteúdo, mas não deixe de se soltar, afinal você está falando sobre o seu produto. A comunicação precisa ser leve, mas, em simultâneo, firme e confiante, para que seus views resultem em conversão de qualidade e sua campanha para o Dia do Consumidor atinja seu principal objetivo: aumento da receita e da carteira de clientes.

Storytelling

O uso do storytelling em campanhas de marketing é uma realidade cada vez mais necessária, afinal, nada mais interessante e envolvente do que compartilhar uma boa história, não é mesmo?

Para aqueles que pensam em campanhas para o Dia do Consumidor e associam a data a conteúdos como flyers e panfletos, aconselho que reflita um pouco mais sobre a necessidade da criatividade. Não há conteúdo de qualidade, com um bom retorno, sem uma boa dose de inovação.

Inovação não é produzir algo totalmente novo e visionário, mas utilizar referências e experiências para melhorar o que já tem sido feito, é ter um novo ponto de vista em relação a algo. O Dia do Consumidor é uma data que possibilita ao empreendedor destacar seu negócio, mostrar sua personalidade e convidar o cliente a vivenciar novas experiências. Afinal, é isso que seu produto ou serviço precisa entregar: algo novo para ele, especial. Como já dissemos, a concorrência é grande e só se destaca aquele que pensa de forma diferente e que sabe se diferenciar dos demais de alguma forma.

Neste sentido, o storytelling pode ser um excelente aliado. O seu produto precisa fazer uma ligação muito clara com a história da marca, suas experiências e sua personalidade. O consumidor precisa se sentir incomodado para lhe dar sua atenção, mas precisa ser conquistado para comprar seu produto. Se a marca contar histórias com as quais eu me identifico, a conversão é algo inevitável.

As campanhas para o Dia o Consumidor são mais que ofertas e descontos. Os clientes não querem mais do mesmo. Por isso, esperamos que depois desse artigo você consiga planejar uma ação impactante para sua marca e converter leads de primeira.

Recapitulando

Segmente seu público: não envie para todos. Defina e separe por categorias. Sai mais barato para sua empresa e a taxa de conversão é muito maior.

Invista em conteúdo patrocinado: Google está aí para levar sua empresa (de forma paga) para lugares onde o seu esforço precisa ser muito maior do que se imagina.

Aposte em vídeos. Pessoas estão mega-atarefadas e com pouco tempo para ler conteúdos mais extensos.

Não deixe de nos contar como foi a sua experiência produzindo sua campanha. Lá na frente queremos saber também se ela supriu suas expectativas. 

Boa comunicação e boas vendas para você!

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