Dia do Consumidor: oportunidade única para atrair e fidelizar clientes

Dia do Consumidor: oportunidade única para atrair e fidelizar clientes

Dia do Consumidor: oportunidade única para atrair e fidelizar clientes

O Dia do Consumidor começou a ser celebrado no dia 15 de março de 1983. A data surgiu com o objetivo de lembrar e proteger os direitos dos consumidores. Por estratégia comercial, no Brasil o Dia do Consumidor é sempre realizado na quarta-feira da mesma semana (em 2019, ocorrerá no dia 13 de março). A data é uma espécie de Black Friday e vem ganhando cada vez mais adesão e visibilidade, principalmente no ecommerce, mas também traz oportunidades para outros negócios. Quer saber como aproveitar o dia para atrair e fidelizar clientes? Então confira nossas dicas!

Atraia clientes com ações diferenciadas

É claro que o seu público mais espera são ofertas! Mas dizer para você baixar o preço de seus produtos e oferecer cupons de descontos é muito óbvio. No entanto, há outros tipos de promoções que podem chamar a atenção do cliente e aumentar as suas vendas.

Kits de produtos e serviços

Combinações de produtos que tenham relação uns com os outros, por um preço mais em conta.

  • Kit Churrasco: Espetos + Tábua + 3 facas de R$ 199,00 por R$ 139,00
  • Kit #FicaGrande: Whey Protein + BCAA + Creatina = leva 1 mês de academia free
  • BOX cabelos cacheados: Xampu + Creme Desembaraçante e mais uma surpresa por apenas R$ 70,00

Brindes e benefícios

Disponibilizar um brinde bacana ou algum outro benefício é uma ótima ideia para incentivar as pessoas a comprarem.

  • Compre 2 chopps + 1 porção de fritas e leve uma caneca exclusiva!
  • Contrate um plano trimestral e treine por mais 1 mês grátis
  • Você ganhou 100 pontos extras para trocar por produtos!

Frete grátis

Além de praticar preços mais baixos, as lojas virtuais também podem pensar em conceder frete grátis na semana do consumidor. Sabemos que isso pode ser uma dificuldade para muitas empresas, mas é possível lucrar muito com isso.

  • Determinar um valor mínimo de compra para motivar seus clientes a comprarem mais: Frete grátis para compras acima de R$ 199,00
  • Conceder frete grátis para a região de menor custo para sua empresa: Frete grátis para toda região sul!
  • Estabelecer um preço de frete único: Frete fixo de R$ 10,00 para qualquer produto e região!

Fidelize clientes com ações de relacionamento

O Dia do Consumidor deve ser visto não só como uma oportunidade de aumentar as suas vendas, mas principalmente, de se aproximar de seu público e fidelizar atuais clientes.

Pesquisas por email ou SMS

Que tal aproveitar para realizar uma pesquisa com seus clientes? Você pode criar pesquisas na ferramenta Google Forms, por exemplo, e divulgá-las por email.

Outra possibilidade é realizar  pesquisas por SMS, recurso permitido pela ferramenta IAGENTEsms. Legal, né?

  • Qual o seu nivel de satisfacao com nosso atendimento? Responda gratuitamente 3 para “OTIMO”, 2 para “BOM” e 1 para “RUIM”
  • Responda nossa pesquisa e ganhe 20% na sua proxima compra
  • Votação: que produtos voce gostaria de ver em nossa proxima colecao?
  • Queremos saber sua opiniao!  Responda a pesquisa e ganhe um brinde exclusivo!

Sorteios e concursos

Outra ideia para engajar seu público é promover sorteios e concursos!

  • Conta pra gente por quê você acha que merece ganhar um par de ingressos para o show de Black Stone! Envie sua resposta por e-mail até o dia 14/03/19 e concorra!
  • Quer ganhar uma tatuagem no valor de 500 reais? Marque 3 amigos, siga nosso perfil e concorra!
  • Quer passar o Carnaval no Rio de Janeiro com TUDO pago? Publique uma foto até o dia 24/02/19, marque o perfil @iagente e use a hashtag #VemComIAGENTE. As melhores fotos irão para votação no dia

Compartilhe as experiências de seus clientes

Outra ação muito legal, tanto para o Dia do Consumidor quanto para a sua rotina, é motivar os seus clientes a publicarem fotos e histórias de quando estão utilizando os seus produtos, frequentando seu estabelecimento, etc. A ideia é que a empresa aproveite estas publicações e as compartilhe em sua página. Este tipo de ação motiva seu cliente e os demais seguidores a também começarem a publicar. Mas é claro, isso só funcionará bem se você tiver segurança da satisfação de seus clientes. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.

E não se esqueça: redobre sua atenção com o atendimento!

É importante salientar que o Dia do Consumidor é, antes de qualquer coisa, uma data criada para reforçar o respeito aos direitos do consumidor e à ética. De nada adianta praticar descontos agressivos e fazer ações super criativas, se a sua empresa pecar quanto ao atendimento, cumprimento com promessas e resolução de problemas. Mais do que nunca, em uma data como esta, a preocupação em atender o cliente com qualidade é extremamente importante.

Lembre-se que email marketing é uma das ferramentas mais poderosas não somente para a divulgação de suas ofertas, mas também essencial para o seu atendimento! Que tal testar a plataforma IAGENTEmail e IAGENTEsms agora mesmo?

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