Datas comemorativas 2021 como utilizar em sua estratégia de marketing

Datas comemorativas 2021 como utilizar em sua estratégia de marketing

Datas comemorativas 2021 como utilizar em sua estratégia de marketing

Planejamento é a base para qualquer estratégia de marketing de sucesso. Por isso é essencial ter um calendário editorial para organizar os temas que a sua equipe irá desenvolver ao longo do ano, seja nas redes sociais, no e-mail marketing e até mesmo para definir as campanhas de venda de um e-commerce.

As datas comemorativas 2021 podem ser grandes aliadas na sua estratégia, pois podem entrar nesse calendário editorial, ajudando sua marca se posicionar e melhorando o engajamento do público.

Quer saber mais sobre como as datas comemorativas 2021 podem ser úteis para a estratégia do seu negócio? Neste artigo vou explicar porque adotar esse recurso no seu planejamento de marketing, além de te dar dicas de como usar as sazonalidades do calendário de forma eficiente.

Vantagens de usar as datas comemorativas 2021

Além dos feriados nacionais e internacionais, praticamente todo dia se comemora algo. Por exemplo, em 02 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Uma empresa do ramo da educação ou da saúde pode direcionar ações voltadas para essa data – seja um post informativo, divulgação de serviço de desenvolvimento e aprendizagem, realização de palestras ou até mesmo a promoção de campanhas de conscientização em canais diferentes.

Que outros benefícios uma empresa pode ter com o uso das datas comemorativas 2021?

  • Elas ajudam a segmentar as estratégias das equipes de marketing e de vendas;
  • Facilitam a programação de campanhas de vendas em épocas específicas;
  • Ao gerar conteúdo de qualidade sobre as datas, é possível aumentar a atração de leads e clientes;
  • Já falei, mas vale reforçar: melhoram o engajamento do público com a empresa;
  • Consequentemente, elas contribuem para o fortalecimento da marca.

As datas comemorativas de 2021 mais conhecidas são, por exemplo, Carnaval, Dia das Mães, Dia das Crianças, Outubro Rosa, Novembro Azul, Black Friday, Natal e Ano Novo. É possível incluir nesse calendário também as épocas de férias escolares e as datas de troca de estação do ano.

Além das datas convencionais, vale estudar aquelas que estão mais relacionadas com o segmento da empresa. Mas, atenção: evite usar esse recurso em excesso. Ele deve ser intercalado com outros conteúdos. Filtre as datas mais relevantes para o seu negócio.

Como usar as datas comemorativas 2021

Para realizar uma estratégia eficiente e que gere resultados para a sua empresa é preciso se atentar a alguns pontos. Confira nossas dicas:

Conheça bem o seu público-alvo

Estudar o público é a base para toda estratégia. Não é diferente com o uso de datas comemorativas. Saber para quem você vai comunicar, suas dores e desejos irá ajudar a direcionar a campanha de forma que ela seja mais assertiva. Além disso, saber quem é o seu cliente te auxilia a definir melhor quais são as datas comemorativas que fazem sentido para a sua marca.

Defina também a persona, ou seja, o perfil de cliente ideal, para que sua campanha seja ainda mais estratégica. Essa estratégia consiste em reunir informações valiosas do seu cliente, por meio de um estudo do público.

Entenda o seu mercado

Para ter uma estratégia assertiva, antes mesmo de definir as datas comemorativas 2021 que irão compor o seu planejamento, estude o seu negócio. Que resultados espera alcançar? O que empresas do seu segmento estão fazendo para se promover? Quais os valores da companhia que você deseja ressaltar em sua comunicação? As ações também serão aplicadas ao público interno?

Um e-commerce, por exemplo, verifica a situação dos estoques, quais as épocas de picos de venda, em quais o fluxo é menor, quais produtos estão com maior saída, etc. Com tudo organizado, essa loja poderá definir campanhas promocionais alinhadas com as datas em que precisam desafogar seus estoques.

Escolha as datas corretas

As datas comemorativas 2021 são muitas! Mas nem todas elas estão de acordo com o que sua empresa oferece, seus valores e visão. Por isso, escolha com cautela aquelas que representam o que você quer passar ao seu cliente.

Lembre-se: o conteúdo ou as ações que você promover para realizar sua campanha sazonal devem focar em fortalecer a marca. Selecione as datas, oficiais ou não, que tenham a ver com o seu nicho e com a sua persona para gerar engajamento.

Por exemplo, uma salão de beleza pode realizar ações em celebração ao dia do esteticista ou da manicure, comemorado em 18 de janeiro.

Outro ponto importante a ser lembrado é que sua estratégia não deve ser direcionada somente para novos clientes. É preciso manter um relacionamento com quem já compõe sua base de clientes. Pense em como atingir esse público também.

Monte um cronograma

Após definir e estudar seu público-alvo, a persona e escolher as datas de acordo com o nicho da sua empresa, o próximo passo para ter sucesso na sua estratégia com as datas comemorativas 2021 é criar um cronograma para planejar as suas ações de marketing e vendas de acordo com a sazonalidade escolhida.
Estabeleça os objetivos de cada campanha, quais serão os meios de divulgação, formatos dos materiais de comunicação, a linguagem adequada para cada mensagem e público.

Defina promoções atrativas

As sazonalidades também te ajudam a promover vendas e liberar o estoque. Utilize as datas comemorativas 2021 para estabelecer promoções atrativas para seu cliente. Certifique-se de que o público terá conhecimento da ação que está em vigor, prazos, condições, ofereça cupons de desconto e o que mais ajudar a atingir seus objetivos.

Invista também no pós-vendas! Se as campanhas fizeram você atrair, engajar o seu público e gerar vendas, trabalhe para preservar esse relacionamento com o cliente mesmo após fechar negócio. Afinal, ele pode comprar novamente com a sua empresa.

Mensure seus resultados

Por fim, para saber se seus esforços estão gerando os resultados esperados, acompanhe as métricas da sua estratégia. Identifique os pontos de melhoria, o que deu certo e o que não deu. Isso ajudará a empresa a se certificar de que está tendo retorno sobre o investimento realizado.

Escolha apenas dados essenciais e tenha cuidado com as “métricas de vaidade” – nem toda informação será relevante para avaliar a sua estratégia.

Não quer perder nenhuma data importante para suas ações de marketing? E ainda ter dicas do que abordar? Baixe o nosso calendário de datas comemorativas 2021.

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