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Crie uma lista de contatos para Email Marketing

A lista de contatos ou mailing é uma peça fundamental para ações de email marketing, pois além de conter os endereços de emails das pessoas que receberão suas mensagens, ela também pode armazenar outros dados das pessoas que melhoram a performance do email marketing.

A lista de contatos nada mais é do que uma planilha com os emails de todos os seus contatos. Preferencialmente, a lista de contatos deve ser double opt-in, mas necessariamente opt-in ou, pelo menos, soft opt-in. Complicou? Veja só:

Double Opt-in

É um processo de confirmação de cadastro dos contatos que você pode utilizar para manter sua lista apenas com emails válidos. No cadastro com o processo double opt-in, um usuário que se cadastrar no seu site receberá um email solicitando o clique em um link da mensagem para efetivamente confirmar o seu cadastro no site. O usuário só vai clicar no link se ele quiser mesmo se cadastrar no site e, claro, se o email que ele forneceu lá no cadastro existir.

Opt-in ou Single Opt-in

É o processo de cadastro simples, em que não há confirmação como descrito no processo anterior de double opt-in. O usuário se cadastra no site e o email que ele fornecer no formulário de cadastro é o que será armazenado na lista de contatos, esteja ele correto ou incorreto. Mesmo que não tenha confirmação do cadastro, o opt-in é muito importante, pois é a autorização concedida pelo usuário para receber suas comunicações por email.

Soft Opt-in

Não é um processo de cadastro, mas um termo que define uma prática aceita para construir um mailing. O soft opt-in é o tipo de contato que não concedeu uma autorização expressa, como no cadastro, para o remetente lhe enviar email marketing, mas é um contato que faz parte da rede de relacionamentos do remetente, que não é desconhecido para ele.

Exemplos de contatos soft opt-in são as pessoas com as quais você já trocou email ou cartões de visita. De acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática do Email Marketing (CAPEM), o soft opt-in realmente válido é aquele que pode ser comprovado como tal, ou seja, você precisa ter provas de que realmente conhece e/ou já teve um relacionamento com o contato.

Sua lista de contatos, então, pode ser formada por contatos double opt-in, single opt-in ou soft opt-in. Ainda há controvérsias sobre o tipo de contato estabelecido por meio das redes sociais, como o Twitter e o Facebook, então, muita cautela ao coletar esses contatos para pertencer ao seu mailing, pois o tiro pode sair pela culatra. Existem ações de marketing específicas para redes sociais que podem ser melhor empregadas.

Os cadastros dos contatos que formarão seu mailing podem vir de um formulário em seu site ou mesmo de um formulário que o cliente pode preencher em seu estabelecimento físico. O importante é deixá-lo ciente de que, ao se cadastrar, ele autoriza receber suas mensagens de email marketing.

Se você não tem uma lista de contatos, não tem formulários em seu site ou estabelecimento físico e nem tem contatos soft opt-in que possam se interessar por suas mensagens de email marketing, pode lançar mão da locação de mailing.

Locação de mailing

Você pode contratar a locação de mailing com empresas especializadas e com a vantagem de poder limitar a quantidade de contatos de acordo com seu orçamento ou características da ação. Além de determinar a quantidade, você pode indicar as características do público com o qual deseja se relacionar por email marketing, por exemplo: mulheres, acima de 30 anos, proprietárias de empresa e que têm filhos.

As empresas de mailing que trabalham de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM) realizarão o envio da sua ação para os contatos selecionados utilizando os dados dela mesma como remetente, afinal, os contatos fazem parte do relacionamento dela, e não seu. Naturalmente, na locação de mailing, você não recebe e não sabe nenhuma informação sobre os contatos selecionados, muito menos o endereço de email das pessoas.

Essas duas características do trabalho de email marketing com locação de mailing são as desvantagens de contratar esse tipo de serviço, por isso, a recomendação é sempre para que você construa sua própria base de contatos.

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