Copywriting: O que é e como aplicar na sua empresa?

Copywriting: O que é e como aplicar na sua empresa?

Copywriting: O que é e como aplicar na sua empresa?

Estratégias digitais, atualmente, precisam ser cada vez mais eficientes e planejadas para renderem bons resultados e impactarem a vida dos clientes de uma marca. Por isso, são fundamentais aptidões de identidade visual, cronograma de postagens e textos de qualidade. Nesse sentido, o Copywriting é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que deseja se comunicar com clareza e gerar vendas por meio de textos de conversão.

Quer saber mais sobre o conceito de Copy, como trabalhar com ele e quais podem ser os resultados aproveitados para o seu negócio? Continue lendo este conteúdo!

Copywriting: o que é?

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Sem uma tradução exata para o português,o Copywriting pode ser entendido como o texto publicitário, ou seja, toda e qualquer mensagem verbal que tenha como foco a geração de alguma ação por parte do leitor. O principal propósito de um Copy é a persuasão.

Algumas ações pretendidas por parte de um texto de copywriting são: a compra de um produto; compartilhamento dos seus dados; inscrição para um evento; ou até a nutrição do leu lead para que ele lembre-se de você.

Tipos de copywriting

Tratando-se de um texto publicitário, existem inúmeras formas de utilizar o copy como peça-chave de conversão. Confira agora alguns exemplos de aplicações de copy que podem ser usadas no seu negócio são:

  • Redes sociais;
  • Peças publicitárias;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Anúncios;
  • Blog posts;
  • Landing Pages e outros.

Como fazer um bom copy?

 

Certo, agora que você sabe o que é um Copy, porque ele é usado e quais são as suas possibilidades, chegou a hora de saber como construir um bom texto persuasivo. Leia os tópicos abaixo e descubra como escrever textos publicitários de qualidade e que 

Crie bons títulos

Hoje em dia, dificilmente leitores realizam uma leitura completa de textos. Isso acontece, principalmente, porque com o bombardeio de informações compartilhadas nas mídias sociais e aparelhos eletrônicos no geral, o leitor precisa selecionar qual conteúdo ele irá consumir. E o título, sendo o primeiro contato dele com o texto, deve chamar a sua atenção!

Crie títulos de impacto, que interessem ao leitor, que sejam curtos e, principalmente, que sejam relacionados ao conteúdo do seu texto. 

Use verbos no imperativo

O uso de verbos no imperativo é importante também. Principalmente, porque com essas palavras, você sugere que o seu leitor realize uma ação logo após a leitura, que é justamente o objetivo do copy. Confira algumas sugestões:

  • Compartilhe;
  • Conquiste;
  • Conheça;
  • Acesse;
  • Descubra;
  • Saiba;
  • Confira;
  • Veja;
  • Leia.

Aposte me gatilhos mentais

persuade looney tunes GIF by Looney Tunes World of Mayhem

Por último, outra dica crucial para a construção de um bom copy é: utilizar gatilhos mentais no seu texto!

De forma simples, os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar reações ou sentimentos nos leitores por meio de textos persuasivos. Logo, são ferramentas importantes que impactam o leitor para que ele se sinta apto a realizar alguma ação após a leitura. Os principais gatilhos mentais são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Antecipação;
  • Histórias;
  • Prova social;
  • Novidade;
  • Reciprocidade.

Ficou interessado? Conheça mais sobre os gatilhos mentais e como aplicá-los nos seus textos de maneira assertiva no nosso post Gatilhos mentais: O que são e como você pode utilizá-los na sua estratégia de marketing.

Utilize o Copy nos seus e-mails e gere conversão

Copywriting é uma técnica muito importante para textos assertivos e que gerem vendas. Por isso, é fundamental que você a aplique em todos os seus canais de comunicação, como nos e-mails, por exemplo.

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