Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Conheça as métricas fundamentais do e-mail marketing

Quer saber o real retorno de suas campanhas de e-mail? Então você precisa mensurar resultados e ter na ponta da língua o “beabá” das métricas do e-mail marketing. Saber analisar cada um dos indicadores relacionados às campanhas permite a você entender os acertos e erros de cada e-mail enviado e descobrir novas possibilidades para melhorar a conversão.

Prepara o café que nesse post, vamos apresentar algumas métricas fundamentais do e-mail marketing para que você possa analisar detalhadamente os resultados e planejar cada campanha mais atentamente.

Taxa de entrega

É o número total de e-mails entregues para a base de contatos, ou seja, que chegaram à caixa de entrada dos destinatários da lista. Esse índice pode ser mostrado em números absolutos ou percentualmente. Ao analisar esse indicador, você consegue identificar o percentual dee-mails perdidos, ou seja, aqueles que, por um motivo ou outro, não chegaram ao destino final e realizar os ajustes necessários.

Bounce Rate

É a taxa de rejeição dos e-mails enviados. O indicador mede o número de e-mails que não chegaram ao usuário. Entre os motivos para isso acontecer estão: conta desativada, caixa de entrada lotada ou até mesmo erro na digitação do e-mail. São de dois tipos: soft (problemas temporários, como é o caso da caixa de entrada lotada) e hard bounce (problemas permanentes, como e-mails inválidos).Para casos de hard bouce, o IAGENTEmail desativa este contato da base de dados e evita que gere um nova cobrança e futuros problemas com os provedores.

Taxa de abertura

Essa métrica refere-se à quantidade de pessoas que abriram o e-mail, dividida pela quantidade de pessoas que receberam a mensagem. Apesar de ser uma métrica importante, ela não diz se o lead leu o e-mail inteiro ou apenas parte dele. É um bom indicador para definir melhores horários para envio ou assuntos que mais chamaram a atenção do usuário.

Taxa de cliques

Mostra o número de e-mails clicados em comparação àqueles entregues. Se a taxa for baixa, é bem provável que o conteúdo enviado não se mostrou atrativo para o usuário. Uma boa taxa de cliques é acima de 3%. Ainda sobre os cliques, você pode medir o resultado dos produtos mais clicados em sua newsletter.

Conversão

Essa é uma métrica bastante controversa, pois quando se fala em conversão, não necessariamente se está falando em vendas, embora esse seja o objetivo mais recorrente nas campanhas de e-mail marketing. Há muita confusão no emprego do termo. A taxa de conversão é usada para mediras ações do usuário no site a partir do recebimento do e-mail, como o preenchimento de um cadastro, a visualização de um vídeo, a solicitação de um orçamento ou até mesmo a assinatura de uma newsletter.

Lead

Lead nada mais é do que um potencial consumidor que se mostrou interessado por um produto ou serviço da empresa. Esse interesse pode ser demonstrado de diversas formas, como o cadastro em uma landingpage(página específica para um serviço ou produto), por exemplo. Em síntese: lead pode ser representado por um usuário que interagiu com a marca e está disposto a receber mais conteúdos e informações sobreprodutos/serviços.

As métricas não param por aí, é claro! Mas podemos dizer que essas seis que listamos aqui são das mais importantes no universo do e-mail marketing. Ao analisá-las, você certamente irálançar um olhar mais atento às suas estratégias de marca. Terá mais certeza do que está funcionando e do que precisar ser aprimorado para conquistar mais sucesso nos negócios.

E então, ficou com mais alguma dúvida sobre as métricas aqui apresentadas? Compartilhe conosco sua pergunta nos comentários que a gente responde!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...