Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Como manter uma comunicação ativa com clientes via SMS no e-commerce?

Parece que o consumidor brasileiro já se familiarizou completamente com o hábito de comprar online. Se antes havia alguma desconfiança em relação a esse tipo de experiência, atualmente o cenário é outro. O ano de 2016 encerrou com 47,93 milhões de consumidores ativos no comércio eletrônico. É muita gente querendo comprar pela internet, não é mesmo?

E, de acordo com a ebit, o e-commerce nacional, após uma alta de 7,4% em 2016, deve chegar ao final de 2017 com crescimento ainda maior: 12%. Esse cenário mostra que o e-commerce tem grande potencial para evoluir ainda mais.

Porém, um dos gargalos mais perceptíveis do varejo online está justamente em uma área que os consumidores muito valorizam: as ações de relacionamento, especialmente quanto ao recebimento de notificações sobre processo de confirmação, pagamento e entrega do pedido.

Para esse tipo de ação, o SMS tem se mostrado muito efetivo, pois é um processo relativamente barato para a loja virtual e de fácil consulta pelo consumidor. A seguir, enumeramos alguns dos usos que podem ser feitos para sua loja ganhar nota DEZ em satisfação junto ao consumidor:

1) SMS de confirmação de pedido

Assim que a compra é efetivada pelo consumidor, a loja pode notificar o cliente com uma confirmação de recebimento do pedido. Um exemplo poderia ser: “Olá, sua compra foi confirmada. Obrigado pela preferência.”

2) SMS de confirmação de pagamento

Essa notificação pode ser enviada assim que o pagamento for processado. Dessa forma, o consumidor terá a garantia de que a transação foi efetivada com sucesso e de que em breve o pedido será despachado. Um exemplo: “O pagamento do pedido nº xxxx foi confirmado. Vamos preparar seus produtos para envio.”.

3) SMS de pedido enviado

Quem compra pela internet, sabe que é difícil controlar a ansiedade para a chegada daquele pacotinho tão esperado. Por isso, uma sugestão aos lojistas: abrevie o sofrimento do cliente. Mande um SMS maroto comunicando que o pacote está a caminho. É uma ação simpática e que certamente vai fazer você ganhar em reputação. Que tal: “Olá, seu pedido foi entregue à transportadora e logo você receberá seus produtos com toda a comodidade!”.

4) SMS de confirmação de entrega

Quando o pedido for entregue, você também pode informar o consumidor de que a compra feita já está no endereço indicado por ele. Vá que o zelador do prédio fez o recebimento e guardou a embalagem sem você saber. O envio de SMS, nesse e em outros casos, é super válida. Pode ser uma mensagem do tipo: “Olá, seu pedido foi entregue com sucesso. Faça bom uso dos produtos escolhidos.”. Ou, caso a entrega não pôde ser feita: “Não conseguimos te encontrar para entregar o pedido. Faremos mais uma tentativa em até 3 dias úteis”.

5) SMS de pesquisa de satisfação

Ouvir a opinião dos clientes é sempre saudável para o sucesso da operação. Feita a entrega do pedido, que tal enviar um SMS para descobrir o nível de satisfação do cliente com todo o processo? Envie um link junto à mensagem para que ele possa responder às perguntas.

Como dissemos, é essencial manter ações de relacionamento como essa, via SMS. Os exemplos citados acima não precisam ser usados na totalidade, até porque é sempre recomendável medir o número de mensagens enviadas ao cliente, seja por SMS ou e-mail.

O mais importante é que sua marca demonstre carinho e preocupação e se mantenha presente na vida dos consumidores. Sem dúvidas, os clientes se sentirão valorizados e satisfeitos com a dedicação da sua loja.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...