Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Como utilizar SMS e E-mail Transacional em seu APP ou Sistema de Marketplace

Você sabia que SMS e e-mails transacionais podem ajudar o seu negócio? É isso mesmo: as duas ferramentas são essenciais para melhorar a comunicação e o relacionamento com os seus clientes, inclusive em apps e marketplaces.

Mas, você sabe como implementar essas estratégias na sua empresa? Neste artigo falaremos tudo sobre o tema! Leia o conteúdo até o final e saiba como podemos te ajudar na implementação de envios de SMS e e-mails transacionais.

O que são SMS e e-mails transacionais?

Basicamente, tanto o SMS quanto o e-mail transacional são formas de comunicação que podem ser usadas também em negócios e relacionamentos entre empresas e seus clientes. Contudo, apresentam soluções de comunicação bem diferentes.

O SMS (Short Message Service, ou Serviço de Mensagem Curta em português) são as tradicionais mensagens de texto que podem ser enviadas de um celular para outro.

Já os e-mails transacionais são correios eletrônicos com objetivo de dar um posicionamento para o cliente, seja para falar sobre recebimento de pedido, confirmação de compra, envio de produtos ou temas relacionados.

Logo, tanto o SMS quanto os e-mails tradicionais são formas efetivas de comunicação. Mas, como eles funcionam especificamente para marketplaces e aplicativos? Veja logo abaixo!

E-mails transacionais e SMS em Marketplace

Quando falamos de marketplace e aplicativos de compras, tratamos de vendas de produtos online, fator que pode gerar dúvidas e insegurança nos clientes.  Por isso, é essencial que, desde os momentos iniciais da compra, seja estabelecida uma boa comunicação. E os e-mails e mensagens de SMS podem ajudar bastante nisso! 

Veja agora uma lista de situações nas quais as ferramentas podem te ajudar a se comunicar com o seu clientes, facilitar o relacionamento e aumentar suas conversões.

Oferta de descontos e promoções 

A primeira opção é muito popular entre marketplaces. Oferecer descontos e promoções em produtos pode parecer uma ação muito simples, mas no final das contas é eficiente, ainda mais quando você consegue oferecer um produto que está na lista de desejos do seu cliente.

Dessa forma, enviar mensagens de texto e e-mails informando que existe desconto no site ou no app é uma boa maneira de atrair clientes.

Automação de comunicação em ações na loja

Como mencionado anteriormente, tanto o SMS quanto os e-mails ajudam a estabelecer uma comunicação mais efetiva com os clientes. Desse modo, eles podem facilitar processos e mostrar confiança aos compradores quando bem aplicados.

Uma ação que ajuda, e muito, a estabelecer uma relação mais próxima com seu consumidor é mostrar para ele o que está acontecendo internamente com o pedido feito. Assim, é interessante mostrar atualizações como:

  • Estoque de um produto;
  • Alerta de cobranças e vencimentos de contas;
  • Confirmações de pagamento ou de compra;
  • Pesquisa de satisfação e experiência.

Compartilhar informações de rastreamento

Outra opção que pode ajudar o seu negócio é lidar diretamente com o cliente para mantê-lo informado sobre o rastreamento do produto. Afinal, uma das maiores preocupações de clientes, quando eles compram qualquer tipo de produto online, é se ele realmente chegará no destino conforme o combinado, em bom estado e na data estipulada.

Por esses motivos, trabalhar com SMS e e-mails transacionais pode ser uma ótima decisão. Atualizar o cliente sobre cada ação no transporte da compra e permitir que ele rastreie o pedido faz com que a loja seja bem vista e mostre transparência ao comprador.

Como implementar SMS e e-mails transacionais no seu marketplace

Gostou das dicas, mas não sabe por onde começar? Conte com a IAGENTE! Aqui você encontra diversas soluções que te ajudam a aproveitar o melhor do relacionamento com o seu público e tornam seus processos ainda mais ágeis.

Conheça o IAGENTEsmtp e o IAGENTEsms e descubra nossas soluções que te ajudam a se comunicar melhor com o seu público. Fale com a gente!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...