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Como o SMS pode ajudar em tempos de crise?

A sigla SMS vem do inglês “short message service” e tem exatamente a função proposta pela sua tradução: é um serviço de mensagens curtas, rápidas. Na primeira grande onda de popularização dos aparelhos celulares e das linhas móveis, esse serviço era amplamente utilizado pela população (pense que, naquela época, não havia redes sociais nem aplicativos de troca de mensagem), uma vez que era a única alternativa possível de envio de mensagem. O tempo passou, os smartphones chegaram e o acesso à internet se ampliou, fazendo com que as redes sociais e suas possibilidades de interação entre usuários e, mais recentemente, aplicativos como WhatsApp e Instagram, também assumissem essa função de troca de mensagens inaugurada lá atrás pelo SMS.

Ao contrário do que se pensa, porém, com todos esses avanços tecnológicos, o SMS não morreu! Na verdade, continua sendo um dos canais mais expressivos e eficientes de comunicação direta entre empresas e clientes, já que sua taxa de abertura é de mais de 90% (isso em até três minutos após seu envio). 

Por esse motivo, o serviço pode ser considerado um grande aliado, especialmente em um momento de crise! Separamos algumas dicas de ouro para você descobrir a melhor maneira de utilizar o SMS a seu favor e aproveitar ao máximo o potencial dessa ferramenta.

Fale com seu público!

Se sua empresa possui uma lista de cadastros estruturada, certamente os números de telefone celular dos clientes ou potenciais clientes já estão ali. Ou seja, você tem um bom material para começar a trabalhar! Caso esse ainda não seja o seu caso, o ideal é investir algum tempo para trabalhar em uma lista própria, que pode ser feita a partir de coleta de dados cadastrais em seu site ou nas redes sociais da sua empresa. Você pode estar se perguntando: mas, por qual motivo alguém iria fornecer seus dados, inclusive o número do telefone, a troco de nada? Aí é que está a sacada! Crie algum evento (promoção, envio de degustação ou de materiais promocionais) que justifique a coleta desses dados. Com sua própria lista de contatos pronta, você vai disparar as mensagens para as pessoas que já manifestaram algum interesse pelo que você tem a oferecer.

 

Venda seus produtos pelo SMS

Embora exista uma imensa movimentação no comércio online, há também ainda uma grande parcela da população que tem receio em realizar compras via internet no Brasil. A divulgação dos seus produtos ou serviços via SMS pode ser uma boa alternativa, já que você tem a chance de abrir mais um canal para conversar diretamente com seus clientes.

Ofereça benefícios

Além de utilizar o SMS para divulgar seus produtos ou serviços, aproveite para oferecer alguns benefícios, como serviço de delivery, cupons de desconto (com códigos enviados na mensagem), acessos a conteúdos exclusivos ou qualquer outro tipo de diferencial que só quem está recebendo o SMS poderá desfrutar. E não se esqueça de dizer isso na mensagem! É importante que o cliente se sinta exclusivo e valorizado com alguma vantagem.

Tenha o SMS como parte do seu plano de divulgação

Se o seu negócio já possui perfis nas redes sociais e conta com eles para divulgação das suas atividades, não deixe de incluir o SMS nesse planejamento. O trabalho em conjunto de todas as frentes garante o reforço da sua marca, dá a você e aos seus produtos ainda mais credibilidade, além de contemplar todas as formas de comunicação com seu público.

Use como forma de negociação

A plataforma de envio de mensagens de texto possibilita não só a divulgação dos seus produtos e as chances de fechar vendas, mas também se mostra uma ótima ferramenta para abrir um canal de negociação com clientes inadimplentes. Disparar mensagens com proposta de quitação de dívidas, oferecer parcelamento de valores ou abrir um diálogo para renegociação de débitos são algumas das alternativas que você tem para entrar em contato.

Atenção à rotina de envios

Ao incluir o SMS como parte da sua rotina de divulgação e contato direto com seus clientes, é bom manter alguns cuidados essenciais em relação aos envios das mensagens. 

O primeiro deles é em relação à quantidade: assim como no caso dos e-mails, uma avalanche de mensagens indesejadas pode acabar virando SPAM (ou seja, sofrer rejeição, principalmente por conta do caráter invasivo e não-solicitado). Por isso, é muito importante encontrar o equilíbrio nesse aspecto, que vai estar muito ligado à relevância do que você está enviando. Outro ponto importante diz respeito aos horários de disparo – os envios feitos entre 9h e 21h têm maiores chances de serem abertos. Além disso, receber mensagens inesperadas no meio da madrugada podem causar o efeito reverso, ou seja, deixar a pessoa assustada ou irritada. Geralmente, a programação de envio é feita por softwares específicos, o que contribui para um planejamento muito assertivo.

Seja uma fonte segura de informação

Uma das maneiras de ganhar a confiança do seu público e se estabelecer como referência de um assunto é investir em conteúdos de credibilidade. Em momentos de crise, as pessoas se sentem mais inseguras e isso é natural. Estabelecer um vínculo de proximidade, compartilhar informações importantes e que ajudem no enfrentamento da crise ou que possam trazer alguma esperança para um futuro melhor são algumas das maneiras para se aproximar de seus clientes através das mensagens de texto. Essa versatilidade de conteúdos é outro ponto positivo do SMS e, por meio de textos diretos, vai ser fácil cativar seu público e ser sempre lembrado.

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