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Como medir resultados no Email Marketing?

Agora que já conversamos sobre o que é e-mail marketing, por que é uma ferramenta que trás grandes resultados e como funciona, agora chegou a hora de medir os resultados.

Todas as ferramentas de e-mail marketing precisam fornecer relatórios sobre os resultados de suas campanhas, porém, o que são resultados? E mais importante ainda, o que fazer com eles?
Neste posts vamos conversar sobre as principais métricas que sua empresa deve acompanhar para obter bons resultados a partir do e-mail marketing. Com o tempo, é natural que os Leads deixem de ter engajamento com sua empresa, seja abrindo ou clicando nos seus emails. Também acontece dos endereços de email se tornarem inválidos (bounces) ou simplesmente não existirem mais. Uma das regras para saber se um contato está engajado com sua marca ou não, é perceber quanto tempo este e-mail não abre ou clica em suas mensagens.

Com o tempo, é natural que os Leads deixem de ter engajamento com sua empresa, seja abrindo ou clicando nos seus emails. Também acontece dos endereços de email se tornarem inválidos (bounces) ou simplesmente não existirem mais. Uma das regras para saber se um contato está engajado com sua marca ou não, é perceber quanto tempo este e-mail não abre ou clica em suas mensagens.

“Uma das regras para saber se um contato está engajado com sua marca ou não, é perceber quanto tempo este e-mail não abre ou clica em suas mensagens.”

Podemos considerar que um contato não está engajado quando este não realiza uma conversão há mais de 6 meses. Algumas empresas acabam inativando o contato. O ideal é você faça uma análise de sua base de contatos para saber qual é o número atual de contatos que podem ser considerados como inativos. Quer saber como é possível? É simples! Em cada campanha realizada, os sistemas de envio de email marketing informam quais clientes abriram o e-mail e quais clicaram. Com isso, pode-se exportar essa lista, analisar e estabelecer qual a melhor comunicação deve ser direcionado para este grupo: conteúdo (dicas, por exemplo), produtos (verifique se estes contatos já compraram em seu site e encaminhe promoções pertinen enta de e-mail marketing (posso ler o e-mail, porém optar por não baixar as imagens).

Porém essa métrica é muito útil. Ela é um ótimo termômetro para definir o melhor assunto, ou ainda saber qual o melhor horário para mandar o email.

Já a taxa de cliques mostra quantos emails foram clicados comparando com quantos foram entregues. Por exemplo, se foram entregues 10.000 emails e a campanha recebeu 500 cliques, significa uma taxa de cliques de 5%. Assim como a taxa de abertura, essa métrica também não deve ser analisada sozinha. O melhor é juntar com a taxa de abertura e analisar quais os produtos ofertados foram mais clicados e qual volume de vendas obtida no período da campanha. Assim você mede exatamente o retorno que teve.

Existem ainda outras métricas que devem ser acompanhadas porém, se sua empresa está fazendo um bom trabalho com e-mail, elas acabam se tornando secundárias, sem necessidade de preocupação. São elas: TAXA DE DESCADASTRO (UNSUBSCRIBE) e DENÚNCIA DE SPAM.

A taxa de descadastro por envio indica quantas pessoas optaram por sair da sua lista. Pode refletir problemas na qualidade do conteúdo e/ou na frequência de envio. Um alto índice de descadastros é um alerta grande para sua empresa e indica necessidade de reformulação urgente nas campanhas de e-mail marketing. Outra métrica parecida que vale acompanhar é TAXA DE BOUNCE Como dito anteriormente, um bounce é um e-mail inválido.

E então? O que você achou sobre como medir resultados no email marketing? Parece difícil? Não se preocupe, todas essas informações estão disponíveis para você no IAGENTEmail sem qualquer complicação. Todos esses números ficam na tela de “Relatórios” onde está tudo absolutamente explicado para você. Se ainda surgir qualquer dúvida, nossa equipe de suporte está esperando seu contato para ajudá-lo a entender da forma mais fácil.

Vamos testar como tudo isso funciona? Solicite agora uma conta teste gratuita no IAGENTEmail para começar a divulgar seus produtos/serviços além de criar um bom relacionamento com seus clientes.

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