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ilustração de um notebook aberto e o símbolo de um -mail na tela

Como medir os resultados do seu e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de relacionamento e vendas do marketing digital. Devido ao seu baixo custo e efetividade, o e-mail marketing vem se tornando um ótimo aliado de diferentes tipos de negócios, gerando inúmeros resultados. Mas que resultados são estes, você deve estar se perguntando? Será possível mensurar a eficácia do seu e-mail marketing?

Se você quer otimizar e extrair ao máximo os impactos positivos dessa ferramenta, esse post é para você! Então anote nossas dicas e comece já o seu plano de ação para fazer do seu e-mail marketing uma ferramenta de resultados para a sua empresa!

Antes de tudo, marketing é uma estratégia…

O e-mail marketing é apenas uma ferramenta e como ferramenta ela só funciona se você tem bem definido para quê ela serve. Em outras palavras, se você não contar com uma estratégia bem definida, dificilmente ele vai gerar resultados para o seu negócio.

Antes mesmo de definir um plano de comunicação, identificando conteúdos de interesse e formas de abordagem, defina qual é o objetivo da sua empresa com o e-mail marketing: fidelizar clientes, atrair novos, aumentar as vendas, aumentar a reputação da sua fanpage … Enfim, é preciso ter bem claro o que se quer antes de direcionar a comunicação.

A base de dados (lista de e-mails)

Antes de medir resultados propriamente é preciso avaliar a qualidade da sua lista de e-mails. Para contar com resultados consistentes, é preciso certificar-se da quantidade real de e-mails válidos em sua base. Para isso, você precisa retirar os chamados bounces e-mailsque são aqueles que apresentaram erros depois do envio e trabalhar, preferencialmente, com e-mails não muito antigos. Toda ferramenta profissional acaba dando uma mãozinha: trata os e-mails com erros de digitação (são acusados nos relatórios de erros) e não importa e-mails duplicados (IAGENTEmail já trabalha desta forma há mais de 8 anos). Mais do que ter um número grande de e-mails em sua base, você precisa ter uma base completa e confiável.

Outro detalhe fundamental é contar com uma boa política de privacidade que deixe claro ao subscritor da lista o respeito com seus dados.

Medindo os resultados

A primeira coisa a se fazer, antes de mais nada, é saber que tipo de resultado vai ser mensurado. A grande maioria das empresas mede os resultados a partir do número de aberturas dos e-mails e cliques nos links indicados. Porém, mais do que contar com esses números de forma aleatória, é preciso também entender porque seus clientes estão cancelando o recebimento desses e-mails e por que deixaram de abrir os e-mails. Nem toda ferramenta de e-mail marketing conta com esse diferencial que é um ótimo aliado na hora de rever sua forma de comunicação e alinhar suas estratégias.

Embora o número de aberturas dos e-mails e os cliques sejam sim um fator de resultados, os resultados em si só poderão ser mensurados a partir da estratégia traçada inicialmente pelo seu negócio. Se você tem como objetivo o aumento de vendas, por exemplo, e mesmo com um alto índice de cliques, o faturamento não sobe, é hora de rever fatores como preços, criação de promoções entre outros.

Oferecendo um bom conteúdo

Se a taxa de cliques e de aberturas não são altas e os resultados não são aqueles pretendidos pela sua estratégia, é hora de rever o conteúdo oferecido aos seus clientes. Enviar uma promoção para queem quer receber uma dica ou mandar uma mensagem única para diferentes tipos de clientes é um erro muito comum cometido por diversas empresas. Quanto mais personalizado e direcionado for seu e-mail marketing (assunto, conteúdom, horário e público certo), mais chances de se obter retornocom sua ação de marketing.

Um envio segmentado ajuda você a não disparar inúmeros e-mails sem qualquer critério, ecnonomiza permitindo utilizar um plano que caiba em seu bolso e evita que você realize envios simples “lembrando que a sua empresa existe”.

Você utiliza o e-mail marketing? Essas dicas foram úteis para você? Então deixe abaixo seus comentários! A IAGENTE oferece uma ferramenta completa de e-mail marketing que proporcionarão maiores resultados à sua empresa. Entre em contato e saiba mais!

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