Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Como manter sua estratégia de comunicação ativa mesmo com a redução de time.

O assunto não é dos mais agradáveis, mas é necessário: em tempos de crise, como lidar com redução do time de marketing e comunicação preservando ao máximo as estratégias em andamento? Que procedimentos adotar nesses momentos? Qual o papel das lideranças? Esse blogpost traz algumas ideias que podem te ajudar. Vamos juntos?

Redução no time: desafios

Como vocês sabem, a redução no time é uma medida administrativa adotada por empresas para diminuir o número de funcionários no seu quadro e pode ocorrer por diferentes motivos. Quando falamos sobre departamentos de marketing e comunicação, responsáveis pela promoção da marca e dos seus produtos, aquisição de clientes, geração de vendas e receita para a empresa, a redução de time pode afetar diretamente todos esses resultados.

Quais os riscos da redução de time em departamentos de comunicação?

Como é de se imaginar, na prática, as reduções de times de marketing podem afetar negativamente o departamento em dois níveis: técnico e comportamental.

Em níveis técnicos, a efetividade dos processos do departamento pode decair, atrapalhando o desenvolvimento e a execução de campanhas, pesquisas de mercado e, consequentemente, o número de vendas.

Já quando falamos de problemas comportamentais, é comum que os demais colaboradores do time sintam-se desmotivados após a redução do time, o que pode ser um grande desafio a se combater por parte da gestão.

Mas, afinal, é possível manter estratégias de marketing e comunicação rodando mesmo com a redução do time? Sim, é possível. Para saber como fazer isso de maneira efetiva, continue comigo.

Como manter sua estratégia de comunicação ativa mesmo com a redução de time

Mesmo com a redução do time, é possível manter uma estratégia de comunicação ativa. Porém, é necessário que alguns processos sejam estabelecidos, alinhando ao máximo os colaboradores aos objetivos pretendidos para o departamento. Seguem quatro dicas:

 

  • Faça uma gestão eficiente

Bom, para combater problemas técnicos ou comportamentais que possam ocorrer, a primeira ação a se pensar em momentos de redução de time é garantir uma gestão estratégica de pessoas. Para isso, é essencial que líderes saibam quais são todos os processos desenvolvidos pelo departamento, quais as prioridades e os objetivos a serem atingidos e quais serão as ações necessárias para suprir as mudanças que a redução do time ocasionou.

 

  • Terceirize algumas atividades

Outra ação que pode contribuir com a continuidade dos processos dentro de um departamento de comunicação é a terceirização de algumas atividades. Isso pode ser feito por meio de agências, consultores ou freelancers.

 

  • Implemente gerenciadores de tarefas

Por último, para ajudar na gestão das demandas, utilize um gerenciador de tarefas! Essas plataformas são essenciais para departamentos com grandes volumes de demandas e podem auxiliar na organização de atividades, definição de prazos e monitoramento de resultados.

Para saber mais sobre o assunto, leia um artigo que já escrevemos sobre o tema e conheça “Os 3 melhores gerenciadores de tarefas GRATUITOS para sua equipe de Marketing”

 

  • Automatize processos

Não é novidade que, ao automatizar processos, os custos caem, enquanto a produtividade e o controle sobre a produção aumenta, não é mesmo? Atualmente, existem diversas ferramentas voltadas para a automatização de processos de comunicação disponíveis no mercado, como as plataformas da IAGENTE.

 

Automatize processos de comunicação com IAGENTEmail

Se uma das suas ideias é automatizar a construção e o envio de e-mail marketing, por exemplo, você precisa conhecer o IAGENTEmail. Utilizando IAGENTEmail, você consegue criar fluxos de e-mails automatizados, construir layouts personalizáveis, gerir diferentes listas e segmentações de contatos e ainda mensurar os resultados das suas campanhas de E-mail Marketing com relatórios completos.

É tudo muito prático e fácil de usar. Se surgir qualquer dúvida, nós aqui da IAGENTE estaremos prontos para te ajudar, combinado?

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...