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Como funciona o Email Marketing?

Agora que você já sabe o que é o email marketing e por que é uma ótima ferramenta de vendas e relacionamento, vamos entender melhor como funciona?

Hoje vamos conversar sobre lista de contatos. Esse é um assunto muito delicado e que requer atenção redobrada. Quando falamos de base de dados, geralmente se fala em compra de uma lista de e-mails, correto? Neste post, vamos conversar um pouco mais sobre porque não comprar base de dados, entender o que é uma boa base de dados, como utilizar uma base de dados antiga, saber se uma base de dados pequena pode gerar receita e como montar uma base de dados própria.

Porque não comprar base de dados

“Na verdade as pessoas que estão nessa lista comprada (isso considerando os contatos válidos que podem chegar a menos de 10% da lista) não conhecem sua marca e podem não demonstrar interesse no que você tem para ofertar.”

Comprar uma lista de e-mails é muito fácil. Na internet existem centenas de sites que oferecem essas listas e essa estratégia é supostamente a forma menos trabalhosas de começar a oferecer seus produtos e serviços para muitas pessoas. Talvez por isso continue sendo feita, mesmo que muita gente já saiba que não é uma prática que funcione. Das desculpas que escutamos temos: “Se todo mundo faz, eu também posso”“tem tanta gente na lista que uma delas vai gostar ou comprar meu produto” “não é possível que alguém não se interesse pelo meu produto”“é tão barato que vou pagar pra ver”. Uma coisa é certa: não vale a pena comprar listas de emails e nós vamos e mostrar por que.

Na verdade as pessoas que estão nessa lista comprada (isso considerando os contatos válidos que podem chegar a menos de 10% da lista) não conhecem sua marca e podem não demonstrar interesse no que você tem para ofertar. E, pelo fato de não terem autorizado receber e-mails de sua empresa, quem causa a má impressão é você e sua marca. É enorme a quantidade de informação que recebemos diariamente: uma olhadinha nos portais de notícias, espiada nas redes sociais, rádio, tv, outdoors, mensagens no celular, e claro, os e-mails. Então responda: com toda esta avalanche de informação diária, você perde seu tempo abrindo um e-mail que apresente um produto/serviço que sequer conhece?

Essa é a receita perfeita para seu email ir direto para caixa de SPAM e nunca mais sair de lá. O “investimento“ que é feito vai por água a baixo pois não surte efeito nenhum. Uma mensagem que não nos interessa é mais um incomodo do que uma oportunidade de venda.

Hoje, além das redes sociais, existem sites específicos para reclamações sobre abuso de comunicação. Estes canais deram voz e poder ao consumidor permitindo que sua empresa fique mal vista não só por quem recebeu o SPAM como também por todos os amigos dessa pessoa (caso ela use o perfil social para reclamar).
Quer mais um motivo para não comprar uma lista? Os provedores de e-mail estão ficando mais inteligentes a cada dia, por exemplo: se muitas pessoas marcarem seu e-mail como SPAM, a reputação da sua empresa fica prejudicada e,uma simples mensagem que saia de seu Outlook, pode não ser entregue para os contatos de sua agenda.

O que é uma boa base de dados?

“Resposta simples: uma base criada com contatos que solicitaram receber seus e-mails (sejam eles promoções, produtos, dicas ou conteúdos) e, de preferência já segmentada de acordo com o perfil de cada um (sexo, idade, localização, assunto de interesse, etc.).”

Como utilizar uma base de dados antiga

Outra forma de trabalhar com base de dados é utilizar aquele seu cadastro de clientes existente e excluir os e-mails que não são válidos. A maioria das ferramentas de email marketing oferecem esse recurso automatizado e, se utilizado de forma correta e orientada, pode se ganhar tempo, evitar reclamações por parte dos provedores além de obter bons resultados.

E os benefícios? Todas as pessoas que estão nesta sua lista de clientes antigos conhecem você, sua empresa ou sua marca. Os resultados de abertura e cliques tendem a ser consideravelmente melhores nesse caso assim como o reflexo em vendas ou simplesmente em levar sua comunicação à eles.

Pode ser mais lento porém, além de economia sua empresa consegue mais consistência e não precisará depender da compra de listas para iniciar com ações em e-mail marketing.

Uma base de dados pequena pode gerar receita?

Sim! Se formatada corretamente, pode-se obter ótimos resultados de uma base com poucos contatos. Só é possível ofertar um carro ou um imóvel de alto valor para uma base de dados bem segmentada. Pelo fato de necessitar muitas segmentações (classe social – faixa etária – profissão – etc.) a quantidade de contatos tende a ser pequena. Mas isso não significa que não se pode obter resultado, muito pelo contrário.

Como montar uma base de dados própria.

Você deve estar se perguntando o que pode fazer para começar com o e-mail marketing sem comprar uma lista. A resposta é simples: crie sua própria e exclusiva lista de contatos com pessoas que têm interesse em seu produto/serviço. Parece difícil né? Mas não é! Só precisa de um pouco de empenho e dedicação no início. Por outro lado, você vai perceber que sua lista de contatos é praticamente auto suficiente.

Crie algumas iscas para captar e-mails de pessoas interessadas através de um material com conteúdo relevante ou um simples formulário de cadastro em seu site. Desta forma você vai obter uma lista de contatos que querem receber suas promoções aumentando a chance deste cliente efetivamente comprar seus produtos.

Ficou com dúvidas sobre o que conversamos? Entre em contato com a nossa equipe. Ajudamos você a ter sucesso nas suas companhas de e-mail marketing. Aproveite para conhecer o IAGENTEmail e comece agora mesmo a divulgar seu negócio e produtos de forma sólida e com os melhores resultados. Solicite sua conta teste gratuita.

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