Como fazer um lançamento de sucesso?

Como fazer um lançamento de sucesso?

Como fazer um lançamento de sucesso?

O que empresas como Apple, Google e Coca-Cola têm em comum? Seus grandes lançamentos. Essas e outras organizações trabalham sempre com novas formas de se apresentar um novo produto para o mercado ou para mostrar novas atualizações dos já existentes.

 

Os lançamentos dessas empresas chamam atenção, mundialmente falando, não só por conta da grandeza de seus nomes, mas principalmente pelas ideias inspiradoras, conceitos nunca vistos e apresentações que conseguem gerar impacto até em quem não consome a marca.

 

Esse é o objetivo: surpreender, marcar e gerar engajamento sobre aquele lançamento. Tudo isso pode soar distante para as pequenas e médias empresas, mas é importante dizer que tudo isso não precisa ser exclusividade de uma Apple, por exemplo. Um projeto como esse não precisa necessariamente ter grandes ações e ser visto a nível global para ser considerado bem sucedido. Se bem feito, planejado, estruturado e, principalmente, voltado para o seu público-alvo, já pode ser caracterizado como um grande lançamento.

 

O que acha de listarmos um passo a passo com técnicas que podem transformar o seu lançamento em algo grandioso? Vamos lá então. 

 

5 PASSOS PARA UM LANÇAMENTO DE SUCESSO

 

  • PESQUISE E ENTENDA AS DORES DOS SEUS CLIENTES

 

 

Levando em consideração que você já tenha um público-alvo definido, busque entender quais são as suas dores, suas limitações, problemas que enfrentam diariamente e ofereça a ele uma forma de resolver esse percalço com um produto/serviço de sua empresa.

 

FAÇA SUA SWOT

 

Um dos pontos mais importantes dentro de sua pesquisa é fazer uma Análise SWOT da empresa. Por meio dela é possível analisar como um todo o seu cenário, considerando os seus concorrentes e os diferenciais que eles oferecem, baseado nos componentes dessa análise (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

 

Outro ponto importante é a sua concorrência. Observe tudo o que diz respeito aos produtos similares que eles têm, aos que sua empresa irá lançar e busque formas de se destacar, talvez com mais benefícios, um menor preço, maior variedade. Enfim, chegue a formas de fazer com que seu lançamento seja mais visto e lembrado que o da empresa competidora.

 

PREÇO X VALOR

 

O preço que um produto lançado terá é uma das decisões mais difíceis a serem tomadas, já que se trata de um dos mais importantes fatores psicológicos que influencia a grande maioria do seu público.

 

A definição do preço é feita pensando no seu custo para produzi-lo, mais o mark-up. Considere pontos como materiais, mão de obra, custos indiretos de produção, gastos administrativos e some a margem de lucro que você gostaria de ter. Pensando sempre, é claro, em fatores externos como os preços da concorrência, a situação econômica atual do seu público-alvo e a visão que as pessoas podem ter de produtos baratos demais serem de má qualidade ou caros demais serem inalcançáveis.

 

 

  • DESENVOLVA O PRODUTO

 

 

Depois de muita pesquisa e dados consultados, desenvolva o produto. Faça com que ele possua todos os atributos básicos iniciais, para depois trazer os seus diferenciais. Jamais lance o produto correndo, sem antes ter a certeza de que toda a qualidade esperada e prometida seja real.

 

Esse é o momento de brincar, pensar no visual, design, marca, idealizar como ele será exposto em um estabelecimento, por exemplo, qual o nome do produto, quais serão suas características mais marcantes. Deixe a criatividade participar desse momento com você.

 

Não deixe de pensar também em como esse produto novo irá se relacionar com os já existentes dentro do portfólio da sua empresa. Você pode usar a reputação, confiabilidade e segurança que sua marca traz ao público para garantir qualidade.

 

 

  • PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIA

 

Como mencionamos no início deste artigo, o seu lançamento deve ser planejado desde o início, pensando em pontos que podem ser: qual será o público-alvo ou qual é o melhor mês para que tudo aconteça, até pontos criativos que podem compor o layout final, por exemplo.

 

A partir disso, pense no que pode chamar a atenção dessas pessoas e como você pode conseguir isso. Um pré-lançamento pode ser útil nesse momento, onde, com o auxílio das redes sociais, por exemplo, é possível preparar o cliente e instigar a sua vontade de adquirir o seu produto assim que ele for lançado. Essa pré-divulgação pode chamar muita atenção, engajar e fazer crescer o interesse de compra. 

 

 

  • O TÃO ESPERADO LANÇAMENTO!

 

 

Depois de todo o planejamento ter sido colocado em prática, chegou o momento de finalmente lançar o seu produto. Nesse primeiro momento foque sempre nos diferenciais dele e em como o consumidor terá seu problema resolvido. É nesse momento que se deve mostrar a ele que você entende a sua situação e que quer ajudar em vez de só fazer propaganda do seu produto.

 

DIVULGUE, DIVULGUE, DIVULGUE

 

Esse é o momento crucial para essa ação, tanto para clientes internos, quanto para externos. 

 

Os clientes internos são aqueles que já são fiéis à sua marca. Eles são importantes não só para adquirir o seu produto, mas também para divulgá-lo de forma orgânica. Verifique sempre a persona desse cliente e, caso se encaixe, ofereça novas soluções a ele. Caso não, mostre o produto mesmo assim, só que de forma mais amena, pois será bem recebido e talvez ainda crie uma necessidade nova nesse cliente em potencial.

 

Pensando no público externo, que são clientes novos e que ainda não são fiéis à sua marca, o mais importante é a divulgação. Os meios que serão utilizados podem variar de acordo com o seu produto e as características dos potenciais consumidores dele. Aqui vão, algumas opções de canais que podem ser usados para propagar a novidade:

 

Ações: Use a criatividade, chame atenção para o seu lançamento, você pode convidar as pessoas para testar seu produto.

 

Redes sociais: É indiscutível que as redes sociais são a maior e mais eficaz plataforma para divulgação nos dias atuais. Facebook, Instagram, Twitter, entre várias outras podem e devem ser usadas.

 

Eventos: Seja fisicamente ou no digital, um evento de lançamento chama a atenção do consumidor e faz com que ele tenha vontade de adquirir o produto muitas vezes pela experiência vivida.

 

Influenciadores Digitais: Vivemos na época em que os influencers são peça fundamental para uma campanha. Eles desempenham grande influência com um público enorme e podem ajudar a alavancar as vendas.

 

 

  • PÓS-LANÇAMENTO

 

 

Não deixe de acompanhar o andamento de tudo mesmo após o seu lançamento. Alguns pontos ainda merecem sua atenção e, caso o resultado almejado não tenha sido alcançado, está tudo bem. A análise deste pós-lançamento serve para garantir que o seu produto obtenha um grande sucesso.

 

Busque feedbacks, faça melhorias caso seja necessário, entenda se aquele produto solucionou o problema do seu cliente e como ele pode ser melhorado com o tempo. Enfim, faça a manutenção e análise dos resultados do lançamento e, em hipótese alguma, o abandone.

 

Essas foram algumas dicas importantíssimas para se obter sucesso com o seu lançamento. Não pule etapas, viva cada uma delas e veja no final os bons resultados acontecendo.

Powered by Rock Convert

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.



Assine nossa newsletter.





Posts mais vistos