Como enviar e-mails usando Laravel

Como enviar e-mails usando Laravel

Como enviar e-mails usando Laravel

A construção de aplicações com diferentes objetivos é uma das principais demandas de programadores do mercado atual. Nesse sentido, é comum que desenvolvedores conheçam diferentes linguagens de programação. Um dos frameworks mais usados atualmente, nesse sentido, é o Laravel.

Podendo ser usada para diferentes finalidades, inclusive, para a construção de aplicações de e-mails, o Laravel é uma ótima solução para empresas que desejam fazer uma plataforma própria do zero. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este conteúdo até o final!

O que é Laravel e como funciona no envio de e-mails?

Basicamente, o Laravel fornece uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) de e-mails, super simples e alimentada por componentes próprios para correios eletrônicos.

Logo, por meio do framework é possível enviar e-mails por diferentes servidores conhecidos, como:  SMTP, Mailgun, Postmark, Amazon SES entre outros. Permite ainda que as empresas enviem e-mails rapidamente usando uma base de dados local ou em nuvem.

Configuração Laravel e-mail

Working Work From Home GIF by Windows

As aplicações de e-mail do Laravel podem ser configuradas por meio de arquivos de programação em linguagem PHP. Por isso, cada mailer (API) configurado neste arquivo tem informações exclusivas e uma identidade única.

Isso permite que cada empresa tenha seu aplicativo próprio e use diferentes funcionalidades de serviços de e-mail para as suas demandas, usando o arquivo de configurações do Laravel, mais conhecido como config/mail.php.

Vale ressaltar que as principais configurações que podem ser feitas são:

  • driver: possibilita escolher o driver de preferência. Os aceitos pelo Laravel são: smtp, sendmail, mailgun, mandrill, ses, sparkpost, log, array;
  • host: endereço de identificação do administrador do e-mail;
  • port: porta para envio do e-mail;
  • from: estabelece os dados padrão do e-mail (nome e endereço do remetente);
  • encryption: códigos de criptografia dos e-mails; as comumente usadas são as tls ou ssl;
  • username: o nome de identificação do usuário do e-mail;
  • password: senha de autenticação do e-mail.

Como enviar e-mails pelo Laravel?

Para enviar mensagens pelo Laravel, use o método aplicado na fachada Mail, que aceita um endereço de email, uma instância de usuário ou uma coleção de usuários como contatos.

Se você passar um objeto ou uma coleção de objetos, o remetente usará automaticamente suas propriedades de e-mail e nome ao determinar os destinatários da mensagem. Portanto, certifique-se de que esses atributos estejam disponíveis em seus objetos.

Depois de especificar seus destinatários, você pode passar uma instância de sua classe mailable para o método sendo:

Não esqueça de importar a Facades\Mail!

Divulgação: Laravel (disponível em: https://laravel.com/docs/9.x/mail#sending-mail)

É importante lembrar que a plataforma não limita o usuário a apenas especificar os destinatários “para” ao enviar uma mensagem. É possível também definir destinatários “para”, “cc” e “bcc”. Confira:

Divulgação: Laravel (disponível em: https://laravel.com/docs/9.x/mail#sending-mail)

Loop sobre destinatários

Às vezes, você precisa enviar um mailable para uma lista de destinatários em uma lista de contatos. No entanto, como o método ‘to’, você anexa endereços de e-mail à lista de destinatários do mailable e cada interação gera um e-mail para cada destinatário anterior.

Portanto, você deve sempre recriar a instância que pode ser enviada por correio para cada destinatário:

foreach ([‘taylor@example.com’, ‘dries@example.com’] as $recipient) {

    Mail::to($recipient)->send(new OrderShipped($order));

}

Enviando e-mail por meio de um mailer específico

Por padrão, o Laravel enviará e-mail usando o mailer configurado como o mailer padrão no arquivo de configuração de e-mail do seu aplicativo. Contudo, você pode usar o método mailer para enviar uma mensagem usando uma configuração específica e totalmente personalizada. Veja abaixo:

Mail::mailer(‘postmark’)

        ->to($request->user())

        ->send(new OrderShipped($order));

Use o IAGENTEsmtp: envie e-mails Transacionais de forma simples e rápida

Procurando por uma plataforma completa que atenda todas as suas necessidades em e-mails transacionais? Conheça o IAGENTEsmtp e resolva seus problemas utilizando servidores de ótima reputação que garantem melhor entrega dos seus e-mails e agilidade. Outras vantagens são: relatórios completos, IPs dedicados, API de fácil integração, múltiplos domínios e templates prontos. Fale com a gente!

Powered by Rock Convert

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.



Assine nossa newsletter.





Posts mais vistos