Como enviar código de barras por SMS

Como enviar código de barras por SMS

Como enviar código de barras por SMS

Que o SMS é uma ferramenta poderosa para contato com seus clientes, muitas empresas já sabem. Isso porque, apesar de evoluções tecnológicas tão rápidas como as vividas nos últimos tempos, a confiança no serviço (um dos primeiros da telefonia móvel) ainda é muito grande. A taxa de entrega e abertura é das maiores – 90% em até três minutos após o envio. Mas, o que vamos contar para você agora é que ele não serve apenas para enviar promoções, campanhas ou códigos de desconto. Com o SMS, você também pode ampliar sua taxa de conversão de pagamentos e reduzir inadimplência. Venha saber como agora!

Quais as vantagens de enviar código de barras por SMS?

Hoje já é bastante comum que os pagamentos de contas online sejam feitos por cartão de crédito, mas, ainda há uma parcela muito grande da população que não confia nessa forma de pagamento – seja por desconfiar da segurança dos seus dados, seja por desconhecimento mesmo. E, na hora de adquirir produtos online, opta pelo pagamento via boleto.

O envio de boletos impressos, porém, tem um custo. Tanto que muitas empresas deixaram de oferecer esse serviço e colocaram a opção para que o cliente o imprima. Nesse caso, porém, há que se considerar que nem todos têm impressora em casa – e podem desistir da compra neste momento! Os boletos físicos ainda são utilizados, mas, se você puder dar ao seu cliente uma alternativa prática, sem custos e que está literalmente na palma da sua mão, não há porque não investir no envio de código de barras por SMS.

Vamos falar da parte prática: com um disparo de SMS seu cliente recebe o código de barras para pagamento e pode fazê-lo como quiser (em seu aplicativo bancário, em uma casa lotérica, no caixa eletrônico do seu banco). Além disso, você pode incrementar o serviço com o envio de alerta de vencimento.

Outra vantagem é que não há necessidade de cadastramento em sites ou serviços online nem a necessidade de baixar aplicativos. Ou seja, a satisfação do cliente só aumenta e as possibilidades de que ele conclua a compra dentro do prazo estipulado são maiores com o envio de código de barras via SMS.

Retorno de envio de SMS

Os serviços de mensagem SMS apresentam a maior taxa de abertura de mensagens atualmente, ficando na casa dos 90%. Só por esse motivo, a estratégia de envio de código de barras para pagamento já deve ser considerada fortemente no seu negócio. Além disso, imagine uma situação que ocorre com certa frequência: greve nos serviços de entrega. Se o Correio não funciona, o boleto que você imprimiu para seu cliente não chega! Como estratégia, você pode trabalhar da seguinte maneira: enviar um aviso ao cliente sobre a greve e que, por conta disso, irá encaminhar a cobrança (linha digitável) por SMS.

Já num segundo momento, disparar outra mensagem, como lembrança da data de vencimento – isso pode ser feito um dia antes do prazo-limite para o pagamento. Por fim, encaminha uma mensagem, com o cuidado de que seja nominal (Prezado Cliente X, segue linha digitável da sua fatura, com vencimento em XX, no valor de XX,XX).

O importante é que esse serviço de disparos tenha uma forte interação com seus usuários (clientes) e também que isso seja feito de maneira integrada com os sistemas da sua empresa. E isso nos leva ao próximo tópico, que vai contar tudo o que você precisa saber para implementar essa inovação.

E do que minha empresa precisa para enviar código de barras por SMS?

Você terá que fazer um investimento, isso é um fato. Mas, ele é muito menor do que você imagina! Lembre-se de que o retorno também é muuuito maior do que você imagina! Existem sistemas específicos que fazem a integração entre sua base de clientes e seus sistemas internos – e isso precisa ser levado em consideração na hora de escolher quem vai realizar esse serviço para sua empresa.

Essa integração é feita via APIs (Application Programming Interface) – expressão que, traduzida para o português, significa Interfaces de Programação de Aplicativos. Em resumo, essas APIs são integradoras de sistemas e conectam tecnologias a bancos de dados. Elas estabelecem padrões e rotinas de programação para que sejam realizados acessos a determinados aplicativos ou plataformas na Web. Basicamente, é disso que você vai precisar!

Por isso, é importante realizar uma boa pesquisa de mercado e investir numa integradora que tenha histórico confiável no disparo de códigos de barra via SMS. Uma boa dica é conhecer o IAGENTEsms, que realiza envios e recebimentos de torpedos a partir da rotina de comunicação da sua empresa – através de uma API que permite que você envie e receba mensagens de maneira automática, rápida e segura.

7 motivos para adotar o envio de código de barras por SMS agora!

1) Alta taxa de abertura: acima de 90% (e isso em cerca de três minutos!).

2) Redução de custos: não é preciso pagar pela impressão nem pelas taxas de envio pelos Correios.

3) Possibilidade de lembrar o cliente: além do envio do código de barras, sua empresa também pode programar disparos de alerta, com lembretes sobre a data de vencimento do boleto.

4) Liberdade de pagamento: venda essa vantagem! Seu cliente poderá pagar na hora em que quiser, no conforto da sua casa (se optar por um serviço de home banking) ou ir até à casa lotérica, ou agência bancária de sua preferência. O código pode ser utilizado em qualquer uma das alternativas!

5) Envie quantas mensagens de acordo com a necessidade da sua empresa: os pacotes de envios são flexíveis, ou seja, se adaptam à sua demanda.

6) Estabelecer vínculo com seu cliente: ao abrir um canal de comunicação confiável com seu cliente, você poderá oferecer novas ofertas futuramente e até efetivar suas vendas através do SMS. Por esse motivo, também é importante monitorar todos os retornos que vierem dessa estratégia.

7) Possibilidade de liquidação de dívida: além de usar o serviço como facilitação para pagamentos de compras online, o envio de código de barras via SMS também pode ajudar sua empresa a diminuir a lista de inadimplência! Você já pensou em utilizar essa ferramenta para negociar as dívidas dos seus clientes? Se a resposta for não, é melhor considerar isso a partir de agora! Lembre-se da taxa de abertura e conversão, e monte uma estratégia para falar com quem pode pagar o que deve a você com apenas um clique!

8) Sem surpresas: greve dos Correios, extravios ou atraso nas entregas são obstáculos que podem aparecer no percurso da entrega de correspondências físicas. Com a opção pelo envio de SMS, você e seu cliente não fica sujeito a esses problemas.

Agora que você descobriu como o SMS pode ser um grande aliado da sua empresa, que tal conferir outras dicas no nosso blog? Aproveite para assinar nossa newsletter e não perder nenhuma novidade!

Powered by Rock Convert

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.



Assine nossa newsletter.





Posts mais vistos


  • Ebook: comunicação por sms