Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

imagem de um alvo com uma flecha no centro

Como definir o público-alvo de sua estratégia de marketing?

O uso de e-mail marketing pode proporcionar retornos surpreendentes se feito da maneira correta. Há quem não conheça muito bem a ferramenta, mas vale lembrar que o retorno das campanhas de e-mail marketing normalmente é calculado em torno de 2%. A questão é que não adianta tentar aumentar esse percentual usando a técnica errada. Se você disparar milhares de e-mails para que o retorno chegue rapidamente, o tiro pode sair pela culatra já que suas despesas vão aumentar e você não conseguirá converter os leads desejados. Além disso, comprar mailings de baixo custo, sem origem verificada, também não é uma boa ideia.

Seu retorno será muito maior se você usar o e-mail marketing de forma eficiente, evitando spams e direcionando sua mensagem para um público-alvo definido, com base em seus interesses. Outro detalhe importante para aumentar o retorno ou até mesmo a base de dados é disponibilizar no formulário de cadastro opções para segmentação de seus contatos, assim o mailing obtido, além de ter o consentimento das pessoas, permite ainda que você saiba um pouco mais sobre o tipo de mensagens que seus contatos desejam receber.

A importância do público-alvo

Se você não sabe para quem vai vender, dificilmente conseguirá atingir seus clientes. Definir o público-alvo é primordial para planejar suas ações. Afinal, conhecer seus clientes ajuda a estruturar o marketing e seus objetivos comerciais.

Assim, focando nas pessoas certas, seus custos caem e seus resultados aumentam. Uma definição de público-alvo bem feita pode aumentar a aceitação de seus produtos e serviços no mercado. Entenda as características das pessoas que buscam o que você oferece e trace um perfil com o que elas têm em comum. Busque informações sobre seu nicho de atuação. Se você quiser que sua empresa atue de maneira abrangente demais, terá uma operação extremamente cara e muito mais difícil.

Definindo o público-alvo

A faixa etária e o nível de renda são dois dos principais aspectos a serem considerados. No entanto, dependendo do seu tipo de negócio, pode ser muito importante entrar em detalhes mais específicos como o estado civil de seus clientes, o fato de terem ou não filhos ou a região demográfica onde moram. Pesquise bem o perfil que você quer atingir, seus hábitos, o que gostam, no que investem, o tipo de linguagem que usam.

Caso você alegue que seu público é extremamente diversificado,  nesse caso, uma saída é focar no público majoritário. Não atire para todos os lados ou acabará não atingindo ninguém.

Identifique o que vai ser mais vantajoso para seu negócio e delimite um grupo específico no qual vale a pena focar seus esforços. A sua campanha de e-mail marketing (assim como todas as outras ações) deve ser preparada para atender aos interesses desse público.

Seu gosto pode não ser o do cliente

Ao definir a campanha, o que deve imperar não é o que você acha atrativo, bonito ou interessante – é o que o seu público acredita. Pense na abordagem que ele melhor aceitaria. O que é bom para você pode não ser bom para todo mundo.

O perfil do cliente é o que vai indicar o que você deve levar em conta na hora de montar a campanha de maneira eficiente. A estratégia de comunicação deve ser bem definida focando nos seus objetivos e no seu público-alvo. Fique atento ao comportamento deles para ver a direção que deve seguir.

Quais outros métodos sua empresa usa para definir o público-alvo de seu negócio? Conte suas experiências para a gente nos comentários abaixo e continue acompanhanda as dicas no Blog da Iagente!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...