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como fazer uma errata de email

Errata de email: Como corrigir um envio de e-mail marketing errado?

Comunicar-se com seu público, através de qualquer canal, requer muita atenção e cuidado. Quanto ao e-mail marketing, mesmo que você tenha planejado e revisado a campanha, algum erro pode passar batido. Mas calma, cometer erros é normal! Se você não pôde evitá-los, precisa ao menos saber como agir para consertá-los. Mas afinal, como corrigir o envio de um e-mail marketing errado? Vamos lá!

1 – Identifique qual a gravidade do erro

A primeira coisa a ser feita é verificar o quão grave foi seu erro e quais as suas consequências. Você pode começar respondendo a alguns questionamentos:

  • O erro pode afetar a compreensão da mensagem?
  • Trata-se de alguma informação que interfere nos objetivos de sua campanha?
  • O leitor consegue perceber que foi apenas uma falha banal?
  • O botão de ação, mais conhecido como CTA (call-to-action),está com link correto?
  • O erro compromete a imagem e reputação de sua empresa?

Identificado o problema e medido o problema causado, vamos ao segundo passo.

 2 – Envie um novo e-mail de ERRATA

Se o seu caso foi disparar um e-mail marketing errado que a falha possa interferir nos resultados da campanha, você precisa se mexer. Links errados, botões que não estejam funcionando ou alguma informação que comprometa seu objetivo, precisam ser corrigidos.

Mas dependendo do erro, não há necessidade de enviar um novo e-mail. Imagens e links, por exemplo, podem ser alterados diretamente no servidor. Somente envie um e-mail de correção aos contatos que podem ter sido afetados pelo erro. As pessoas que já haviam clicado em um botão errado precisam ser notificadas, já que estavam interessadas na sua oferta.

3 – Não se estresse por erros leves e bobos

Um erro de digitação, por exemplo, é compreensível e não exige que você envie um novo e-mail por isso. Este tipo de erro é algo que o leitor percebe que foi apenas um equívoco, mas não interfere na compreensão da mensagem e nem no seu objetivo com a campanha. Apenas tome como lição para redobrar a atenção nas próximas vezes.

Mas cuidado! Erros de digitação não são a mesma coisa que erros de português! Um erro ortográfico, dependendo de sua magnitude, pega super mal para a imagem da empresa e, por tabela, compromete sim os seus resultados. Erros grosseiros vão espantar o leitor, que pode percebê-los como falta de capacitação e profissionalismo.

4 –  Seja honesto, simpático e RÁPIDO!

Todo mundo erra, mas nem todo mundo reconhece os seus erros. O importante é agir logo para amenizar a situação. Para corrigir o e-mail marketing errado, faça um novo e-mail de errata. Seja honesto, peça desculpas, mas não dê muitas explicações. Seja direto, simples e simpático. Nessas horas é ainda mais importante que o seu público perceba que sua empresa é séria, profissional e se preocupa com a comunicação.

Exemplo de mensagem:

“Pois é, nós erramos. Mas acontece, né? No e-mail anterior informamos o valor errado do nosso cupom de desconto.
Corrigindo: o desconto do código IAGENTEMAIL é de R$ 30,00.
Pedimos desculpas pela confusão e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida”.

5 – Utilize um template simples e assunto de e-mail adequado

No e-mail de correção, opte por um template básico e diferente do primeiro que foi enviado. Isso serve para evitar que as pessoas pensem que receberam o mesmo e-mail novamente. O IAGENTEmail possui uma ferramenta para criar e-mails personalizados com facilidade. Mas no e-mail de correção, sem firulas! Foque apenas na correção da informação.

Quanto ao assunto da mensagem, utilize o mesmo que foi enviado anteriormente, mas chamando a atenção de que se trata de uma correção.

Por exemplo: [ERRATA] Matrículas abertas para a nova turma de francês

6 – Faça sempre um checklist de revisão

Nós não queríamos ser aquela pessoa que diz “eu te avisei, não é mesmo?” quando você erra. Mas fica a lição para que você leve mais a sério o checklist e os e-mails de teste antes de disparar qualquer campanha, ok? Com o IAGENTEmail você pode enviar e-mails de teste gratuitos e revisar tudo com calma: texto, imagens, links, listas de contatos. Assim você diminui muito as chances de enviar um e-mail marketing errado novamente.

Sabemos que eventualmente erros acontecem. Não fique se remoendo quando cometê-los. Respire fundo, pense em qual a melhor solução e aja rápido para corrigir a situação. Além de toda atenção e planejamento, utilizar uma boa ferramenta de e-mail marketing é fundamental para suas campanhas serem bem sucedidas.

 

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