Como usar códigos UTM para acompanhar os resultados de email marketing

Como usar códigos UTM para acompanhar os resultados de email marketing

Como usar códigos UTM para acompanhar os resultados de email marketing

Sabemos como é desafiador acompanhar o desempenho das campanhas de email marketing. Os códigos UTM são recursos essenciais para analisar os resultados de suas campanhas no Google Analytics. Com eles, você consegue identificar o quanto cada ação e mídia contribui para o tráfego e conversões de seu site e comparar seus resultados. Pensando nisso, escrevemos este post especialmente para você, que já domina email marketing e está a fim de se aprofundar sobre dados, relatórios e mapeamentos detalhados sobre suas campanhas. Vamos lá?

Mas afinal, o que são códigos UTM?

A palavra UTM quer dizer em inglês Urchin Traffic Monitor. Tratam-se de códigos que são adicionados na URL para identificar a origem de acesso a uma determinada página. Ao utilizar o parâmetro UTM, você consegue descobrir a origem do tráfego e de conversões do seu site através da plataforma Google Analytics.

Quando você cria um email marketing, é possível adicionar um parâmetro UTM nos links de seu conteúdo. Ao acessar o seu site através de um destes links, você poderá perceber que a URL é mais longa do que o normal.

Exemplo de URL com códigos UTM:

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Com estes parâmetros configurados, você poderá acompanhar os resultados de seus envios e comparar com outras campanhas e mídias. Assim, é possível saber que tipo de ação traz mais tráfego e conversões para o seu site.

Como criar uma UTM manualmente?

Para criar a sua própria UTM de forma manual, você pode utilizar ferramentas que constroem de forma fácil e rápida URLs rastreáveis. Com o Campaing URL Builder, por exemplo, você pode criar as URLs para todas as suas campanhas (redes sociais, email marketing, blog, banners, anúncios, etc.). Basta colar o link da página que você deseja monitorar e preencher os campos seguintes. No “campaing source”, você deve informar qual a plataforma de origem de tráfego (newsletter, Google, Facebook, blog, etc.). No campo “campaing medium”, coloque a forma como esse conteúdo será divulgado (email, e-book, display, banner, etc). No seguinte, “campaing name”, insira o nome da campanha utilizando palavras-chave que lhe ajudem a identificá-la. Caso você queira usar o mesmo link para acompanhar os resultados de diferentes formas de divulgação, use termos diferentes.

Como gerar códigos UTM automáticos para email marketing?

Para quem tem um volume muito alto de campanhas de email marketing, é trabalhoso criar essas URLs manualmente. Por isso vale a pena utilizar uma plataforma que cria essas UTMs automaticamente. Pensando nisso, o IAGENTEmail possui uma função para você acompanhar os resultados de cada campanha. Basta você selecionar a caixa “Monitorar com o Google Analytics” na hora de agendar o seu disparo. Legal, né?

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As UTMs geradas pelo IAGENTEmail terão o seguinte formato

Source: iagentemail

Medium: e-mail

Campaign name: a data do disparo e o assunto do email, no formato DDMMAAAA-assunto-do-email

Como acompanhar os resultados dos emails no Google Analytics?

Um dos caminhos é acessar Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia. Ali você consegue conferir todos os acessos gerados pelas suas campanhas do IAGENTEmail.

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Para uma avaliação ainda mais completa, você pode ir em Aquisição > Campanhas> Todas as campanhas e configurar a “Dimensão secundária” como “origem/mídia”. Dessa forma, você consegue visualizar qual de suas campanhas de email foi a responsável por aqueles acessos. No print abaixo você pode ver o número de acessos gerados no nosso blog por um de nossos disparos:

google-analytics-aquisicao-email-marketing

Os relatórios do Google Analytics ajudam a identificar o impacto de suas campanhas nos resultados de seu site. Com as UTMs, você consegue verificar a participação de suas campanhas de email marketing e de outras mídias e, principalmente, medir as suas conversões.

 

E aí? Vamos começar?

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