Calendário Sazonal, como utilizar na sua estratégia de marketing

Calendário Sazonal, como utilizar na sua estratégia de marketing

Calendário Sazonal, como utilizar na sua estratégia de marketing

Calendário sazonal é uma das ferramentas mais utilizadas nos setores de marketing e vendas, pois além de registrar marcos históricos, datas especiais e eventos, é um ótimo aliado para as marcas promoverem produtos ou serviços.

Por isso, muitas empresas utilizam o calendário sazonal para pautar estratégias de marketing, elaborar campanhas e criar conteúdos específicos. Conhecemos essa prática como Marketing Sazonal.

Neste artigo, você verá algumas dicas sobre como utilizá-lo em seu negócio. Confira agora!

Conheça profundamente seu público-alvo

Na hora de definir as datas que podem ser aproveitadas no marketing de sua empresa, é essencial considerar o perfil de seus clientes. Digamos que a maior parte de seus consumidores potenciais seja composta por homens na faixa de 30 anos para cima. Fazer um planejamento pensando no Dia dos Pais, por exemplo, é uma ação que pode render ótimos resultados.

Resumindo, quanto mais você conhecer o comportamento e as necessidades de seus consumidores, mais oportunidades terá para aproveitar o calendário sazonal da melhor maneira possível.

Analise as melhores datas

Não importa o mês, praticamente todo dia há uma comemoração diferente para algum tema ou evento especial. Porém, nem todos fazem sentido para serem abordados pelo marketing de seu negócio, concorda? Mas isso não significa que apenas as datas tradicionais podem ser trabalhadas.

Existem também aquelas não oficiais que têm alto potencial para impactar sua marca. Se tratadas com responsabilidade, ética e organização, elas podem ser implementadas no seu segmento e gerar movimentação para a empresa.

Para uma lanchonete ou restaurante, por exemplo, o Dia Mundial do Hambúrguer pode ser uma grande oportunidade de atrair novos consumidores, fidelizar os antigos e aumentar as vendas consideravelmente.

Planeje cada ação de marketing

Após definir as datas que integrarão seu calendário sazonal, é o momento de montar o cronograma de ações. Para isso, é importante fazer alguns questionamentos, como:

  • Quais serão as mídias utilizadas?
  • Quais serão os formatos de materiais produzidos?
  • Quais objetivos terão essas ações?
  • Quais serão os benefícios oferecidos a marca por meio dessas campanhas?

Após definir todos os critérios, junte os insights obtidos e inicie a produção dos materiais para divulgar os eventos.

Comunique-se de maneira diferenciada

O comportamento do consumidor evoluiu bastante no decorrer dos últimos anos, em especial por conta da forte presença tecnológica e a globalização que a internet proporcionou. Hoje, para se comunicar com seu público-alvo, é preciso não apenas produzir conteúdos que sejam de seu interesse, como também utilizar o tom correto conforme o perfil de cada cliente.

Para cada mídia, utilize um tipo de material e linguagem adequada. Se a sua empresa investe em ações com e-mail marketing ou SMS, por exemplo, aposte no envio de promoções e códigos de desconto para um público mais segmentado que já possui interesse no seu produto ou serviço.

Analise os resultados

Por fim, em sua estratégia fundamentada no calendário sazonal, o ponto mais importante é estudar tudo o que funcionou e o que não deu certo. Ou seja, utilize métricas para mensurar o desempenho de cada ação realizada e, dessa forma, poder eliminar os pontos fracos e otimizar os pontos fortes nas próximas datas.

Gostou desta estratégia? Então não deixe de baixar o nosso Calendário de datas comemorativas para não perder nenhuma data importante e impulsionar suas vendas!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.



Assine nossa newsletter.





Posts mais vistos