Boas práticas para campanhas de Marketing no Dia das Mães

Boas práticas para campanhas de Marketing no Dia das Mães

Boas práticas para campanhas de Marketing no Dia das Mães
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Ao longo de todo o ano, existem diversas datas comemorativas nas quais as pessoas desejam investir em presentes para algum ente querido. E o Dia das Mães é um ótimo exemplo disso.

Datas como essa são sempre marcadas por grandes movimentações no comércio, o que significa ótimas oportunidades para os comerciantes captarem novos clientes e fecharem um grande volume de vendas. Porém, para aproveitar o máximo que essas datas têm a oferecer, é necessário que você tenha uma boa estratégia de marketing a aplicar.

Este artigo vai lhe dar algumas dicas para ajudá-lo a criar e colocar em prática uma boa campanha de marketing no Dia das Mães.

Por que investir em campanhas de marketing no Dia das Mães?

Em datas comemorativas é sempre possível ver um pico no volume de vendas no varejo. E, nesse quesito, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano.

Por melhores que sejam os seus produtos e os benefícios que você ofereça junto a eles, é necessário fazer com que essa oferta chegue até o seu público. E é aí que entra o papel do marketing.

Aplicando uma boa estratégia de marketing no Dia das Mães, você é capaz não somente de fechar um maior número de vendas, mas também cativar novos clientes para comprar da sua loja novamente no futuro. Então tenha certeza de que isso será proveitoso para você, não importa o porte da sua empresa ou o seu nicho.

Confira agora algumas dicas para fazer um bom marketing no Dia das Mães.

Comece com antecedência

Fazer uma campanha de marketing no Dia das Mães requer um bom planejamento. Trace as metas que deseja atingir e desenhe uma estratégia capaz de levar o seu negócio a alcançá-la.

Muita gente já começa a pensar no presente que vai comprar bem antes da data comemorativa chegar. Portanto, determine os produtos que estarão em promoção. Em seguida, determine como e quando essas ofertas deverão ser divulgadas e o tipo de conteúdo que deverá ser produzido.

E cuidado! Não caia no erro de achar que uma estratégia de marketing no Dia das Mães envolve produzir conteúdo voltado para divulgação de suas ofertas. Procure aumentar e melhorar o engajamento de seus clientes através dos seus canais de comunicação, antes mesmo da data do evento.

Focando na criação constante de conteúdos conceituais sobre o cenário de sua empresa (não só promoções) , sua marca torna-se mais presente e, por consequência, mais lembrada entre seus clientes. A lembrança facilita, e muito, na escolha de sua empresa no momento da decisão da compra.

Integrar as estratégias de marketing e de vendas

O sucesso de uma campanha para movimentar as vendas no Dia das Mães depende da ação em conjunto entre as suas equipes de marketing e de vendas. As ofertas que você vai promover são tão importantes quanto a forma como você vai divulgá-las.

Você precisa pensar em promoções e ofertas que sejam atrativas para seus clientes, porém, vantajosas para ambos os lados!

Benefícios como frete grátis e promoções como “leve dois, pague um” sempre chamam a atenção. Divulgá-las de forma objetiva nos seus canais de comunicação deve atrair os clientes de forma bem eficiente.

Tenha sempre em mente o perfil do seu público 

Uma campanha de marketing no Dia das Mães é voltada para uma fração específica dentro do seu público habitual. Os produtos a serem ofertados com vantagens especiais nessa data são pensados para as mães, mas o marketing dessa campanha deve ser voltado para aqueles que vão presenteá-las, ou seja, os filhos, ou até mesmo netos e maridos.

Tenha em mente as características gerais desses perfis na hora de determinar a linguagem a ser usada para se comunicar com eles. Adotar uma abordagem com apelo emocional é muito pertinente. Reforce sempre para o seu público que sua oferta, além de um ótimo presente, é um belo gesto de carinho.

Integre todos os canais da sua loja

Não é de hoje que o comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais destaque e importância. Por isso, investir em uma campanha de marketing no Dia das Mães bem estruturada no meio digital é essencial.

Utilizando diversos canais para divulgação, você expande o alcance da sua campanha. E, personalizando as mensagens nesses diferentes canais, a divulgação fica muito mais eficiente.

Veja alguns exemplos de como utilizar múltiplos canais de divulgação:

  • Blog da empresa: faça postagens falando sobre a data. Você pode, por exemplo, dar dicas de presentes para diferentes perfis de mães, relacionando-as com os seus produtos. Além de ajudar possíveis clientes indecisos quanto ao que comprar, você mostra que eles podem encontrar exatamente o que precisam na sua loja.
  • Redes sociais: use Facebook, Instagram e Twitter para divulgar os descontos e promoções que a sua loja está oferecendo nessa data, seja ela física, virtual ou ambas.
  • E-mail: e-mail marketing no Dia das Mães também pode ser uma ferramenta poderosa, se bem utilizada. Você pode usá-los para divulgar produtos que estarão em promoção na data e até mesmo oferecer cupons de desconto. Mas lembre-se de mandá-los com assuntos chamativos e que despertem a curiosidade.
  • SMS: você pode enviar para seus clientes SMS com cupons de desconto, links para conhecer novos produtos na sua loja ou informando sobre promoções.

Uma última dica para colocar em prática uma campanha de marketing no Dia das Mães é: fuja do clichê! Em marketing, a criatividade é sempre um fator fundamental. Todos os anos vemos algumas abordagens se repetindo nessa data, então tente se manter antenado para fazer algo diferente e que se destaque entre os seus concorrentes.

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