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A importância de testar suas peças de email marketing

Sabemos que para para criação de uma campanha de email marketing de sucesso é importante investir em um bom design e uma boa ferramenta de disparo. Entretanto, apenas isso não é o suficiente: também é preciso oferecer conteúdo relevante e conseguir tornar a peça interessante ao ponto de cativar seu contato a ponto de fazê-lo abrir e ler sua mensagem.

Um software de email marketing é uma ferramenta essencial para qualquer empresa ter um bom desempenho no disparo dos e-mails, ela oferece bons recursos de relatórios para se analisar desempenho das campanhas. Porém, ele oferece apenas dados concretos e os dados por si só não são capazes de trazer resultados. É preciso estar disposto a analisar os relatórios, interpretá-los e transformá-los em informações relevantes para o projeto. Desta forma, é possível avaliar formas de conseguir se tornar interessante para os seus contatos.

Umas das maneiras é fazer o conhecido teste A/B. Ele consiste em dividir o público e enviar peças com design e assuntos diferentes para cada grupo. Com isso, é possível comparar qual modelo de e-mail gera mais resultado. Essa tática também é uma ótima maneira de conhecer melhor seu público, definindo seu perfil, preferências, entre outras coisas, para aprimorar cada vez mais o conteúdo das mensagens de e-mail marketing. 

Muito importante antes de disparar o e-mail marketing também é realizar um envio teste para verificar a visualização nos vários clientes de email: Outlook 2007, Hotmail, Gmail, Bol, Yahoo, Outlook 2003, etc. Isto é essencial pois a visualização do e-mail pode variar conforme cada servidor e é importante ter certeza que a sua mensagem será transmitida claramente e da maneira pretendida para todos os usuários. Seus resultados podem não ser positivos porque seus contatos não visualizam da forma correta sua peça, uma vez que os filtros anti-spam estão cada vez mais rigorosos.

Além disso, observe bem seu código HTML e tente sempre formatar seu email da forma mais simples possível. Tente não abusar dos recursos HTML que funcionam bem nos navegadores (Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc) mas que não irão funcionar em todos leitores de email. A dica é tentar obter o melhor desempenho possível na visualização do seu email, pois, mesmo realizando os testes prévios, é impossível hoje ter 100% de compatibilidade com todos softwares de email e webmails. Também faça testes para diferentes tipos de tela: iPhone, tablets e etc. É importante considerar todas as possibilidades de visualização. 

Então fica a mensagem: a internet é um canal maravilhoso onde você pode medir resultados com bastante precisão e aproveitar isso para obter sucesso em suas metas comerciais. É um ótimo campo para inovar e experimentar e está em constante desenvolvimento. Tenha isso em mente ao criar suas campanhas de email marketing e tente sempre oferecer aos seus clientes novidades para mantê-lo cativado e interessado e estabelecer um bom relacionamento, trocando informações para melhorar seu produto ou serviço.

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