9 Dicas de Email Marketing: Estratégia, Boas Práticas e Conteudo

9 Dicas de Email Marketing: Estratégia, Boas Práticas e Conteudo

9 Dicas de Email Marketing: Estratégia, Boas Práticas e Conteudo

Como aproveitar o Email Marketing para atrair novos clientes e gerar vendas? Bom, preparamos 9 dicas valiosas e que servem não apenas para datas promocionais no comércio como para qualquer ação que você possa realizar utilizando o email como forma de divulgação. Vamos a elas:

1. Ofereça conteúdo de qualidade para seus clientes

Um dos maiores erros quando um campanha de email marketing que visa vendas é não incluir conteúdo valioso para os seus contatos. Não basta apresentar seu produto ou serviço. Você tem oferecer alguma coisa que desperte interesse: ofertas, promoções, dicas, curiosidades, etc.
Teste emails com conteúdos diferenciados: você pode criar um oferecendo uma promoção e outro dando dicas que ajudem o seus clientes a resolver algum problema. Diversificando, você tem a chance de alcançar um público mais amplo.

2. Chame seu cliente para ação

Em qualquer campanha de email marketing, você tem que ter bem claro qual o objetivo da sua comunicação: promover o cadastro em suas newslleters, download de conteúdo, venda de um produto, oferecer um serviço, etc.

Explore este objetivo no conteúdo do assunto para evitar que o contato tenha que ler todo email para saber do que se trata e deixe bem claro onde ele precisa clicar para realizar a ação que você deseja. Estimular estas ações através de botões com texto bem promocional é uma de muitas técnicas de “call-to-action”.

Evite desviar o foco da mensagem com assuntos paralelos ou distrações visuais no layout. Tente ir sempre direto ao assunto. Se o conteúdo é extenso, traga um resumo e estimule o clique para que o cliente acesse o conteúdo completo em seu site.

3. Cuidado com a alta frequência nos envios

Não há um consenso sobre a frequência ideal. Evite os extremos que seria enviar um vez ao ano – você vai cair no esquecimento rapidamente – ou enviar mais de uma vez por semana.

O ideal é conhecer sua audiência e deixar a opção para que o cliente decida a frequência com que deseja receber seus comunicados. Fique de olho nos cancelamentos e procure conhecer seu público.

4. Formato e layout

Busque sempre repassar para o cliente uma imagem profissional do seu negócio.
Um bom design aliado a uma boa estratégia de conteúdo funciona muito bem.

– Busque um design atraente;
– Seu email deve ser fácil de ler;
– Mantenha um modelo para que seus clientes reconheçam visualmente sua comunicação;
– Através de um modelo você já tem estruturado o design e vai precisar se preocupar somente com o conteúdo;
– Com o tempo faça modificações no seu modelo para testar a conversão.

5. Insira descrição nas suas imagens com a tag alt

Muitos leitores de email quando recebem uma mensagem em HTML bloqueiam as imagens caso seu remetente não esteja cadastrado na base de contatos do seu cliente. Utilizando alt com a descrição das imagens, mesmo que estas estejam bloqueadas, o seu contato vai conseguir ler a descrição e compreender sua mensagem.

Além da opção do email em HTML, crie uma versão em texto puro e teste a conversão.

6. Personalize seus comunicados

Tente abordar seus clientes pelo nome. Um email personalizado funciona muito bem e aumenta as chances de abertura, pois passa a sensação de que você conhece seus clientes e que aquele conteúdo foi feito especialmente para ele.
Assunto e rementente são as primeiras informações que seu cliente vê na sua caixa de email. Então, atenção redobrada para eles.
No assunto, explore esta personalização no texto com apelos como “Ofertas sobre medida para você”, “Desconto para clientes especiais”, etc. No assunto utilize de 30-50 caracteres pois é a quantidade que seu contato vai conseguir visualizar. Então, seja direto, objetivo e criativo.
No rementente da mensagem, o email deve conter o nome da sua empresa para que o cliente rapidamente identifique a sua empresa.

7. Páginas de destino

De nada adianta você planejar uma peça de email marketing com todo cuidado se a sua página de destino ou “landing page” no site não colaborar na conversão. Se você está oferecendo uma promoção, crie uma página promocional ou banner no site e facilite a conversão do cliente.
Evite de levar seu cliente para a capa do seu site. Quando oferecer um conteúdo no email, o link deve levar este contato diretamente para informação que você está oferecendo.
Tente alinhar a identidade visual dos seus emails com a identidade das páginas de destino site para manter uma coerência visual entre os dois, caso contrário você deixará o contato confuso e desconfiado.

8. Testes e mais testes

Testes são fundamentais para você conhecer a sua audiência. Mas o que devo testar?
Veja abaixo alguns tópicos fundamentais:

– Remetente e Assunto;
– Chamadas para ação;
– Promoções oferecidas;
– Tema da Campanha;
– Dia e Hora dos Envios;
– Frequência dos Envios;
– Formatos e modelos de email;
– Linguagem do conteúdo da mensagem

9. Revisar links e textos

Nunca é demais reforçar, mas a revisão é fundamental. Um texto errado ou um link que não estão direcionando para página correta pode acabar com toda sua estratégia de email marketing.

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