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5 Dicas para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca é uma das melhores estratégias digitais para negócios online atualmente. Afinal, estar presente em páginas da web é fundamental para ser encontrado e reconhecido por potenciais clientes.

SEO é uma das formas de colocar essas estratégias em prática, mas você sabe como utilizar essa técnica e quais pontos podem te ajudar a se posicionar? Leia este artigo e descubra 5 dicas para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca!

 

SEO: o que é?

SEO é a sigla para “Otimização de Mecanismos de Busca” em inglês. Trata-se de um compilado de técnicas e estratégias que envolvem melhorias em sites para que eles sejam encontrados mais facilmente em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

Alguns dos processos de SEO são: otimização de sites, planejamento e elaboração de conteúdo, pesquisas de palavras-chave, análise de performance de site e homologação e desenvolvimento de páginas.

 

Estratégias SEO 2021: quais usar

SEO é uma tendência do mercado digital e pode ser um grande potencializador para negócios online. Veja abaixo algumas estratégias básicas de SEO que podem te ajudar a alavancar resultados e melhorar o desempenho e posicionamento do seu site em mecanismos de busca.  

 

Conteúdo relevante

A primeira estratégia é uma das principais diretrizes de SEO, e diz respeito ao conteúdo das páginas de um site. Isso acontece porque mecanismos de busca valorizam conteúdos originais, de qualidade e estruturados.

Por isso, no planejamento e construção de um site é necessário que haja conteúdos elaborados e pensados para o público, tanto nas páginas principais do site quanto em artigos de um blog, por exemplo, que é outra estratégia ótima para posicionamento nos mecanismos de busca.

 

Palavras-chave

Palavras-chave ou ‘keywords’ como são comumente chamadas por profissionais de SEO, são palavras ou expressões que expressam exatamente a intenção de busca das pessoas no momento em que elas fazem uma pergunta ou querem encontrar alguma informação.

Essas palavras-chave podem ser mapeadas e encontradas em plataformas especializadas e ajudam a dar forma ao conteúdo planejado, para que sejam usados os melhores termos na hora de se conectar com os usuários de uma página.

 

Intenção de busca

Complementar às palavras-chave, as intenções de busca também são ótimas aliadas para entender e direcionar conteúdos. Basicamente, as intenções de busca refletem os desejos das pessoas na hora de fazer pesquisas nos mecanismos de busca.

Existem quatro tipos de intenção de busca. Veja abaixo quais são as intenções e o que elas representam para os usuários:

  • Informacional: diz respeito a conteúdos informacionais e que podem tirar dúvidas dos leitores;
  • Navegacional: quando os usuários buscam por marcas ou produtos específicos pois demonstram interesse em comprar aquele bem em algum momento;
  • Comercial: quando os usuários sabem que tipo de produto/serviço querem comprar, mas ainda têm dúvidas e por isso buscam formas de escolher a melhor solução;
  • Transacional: quando o usuário já sabe qual produto e de que marca comprar e quer adquirir aquele bem, e só precisa de um site para oferecer o que ele procura.

 

Rastreamento e análise do site

Outra etapa importante de SEO, e que engloba processos técnicos, é o rastreamento e análise de métricas de um site. Nessa estratégia é feita a coleta e a análise de dados presentes em plataformas como o Google Analytics, que ajudam a entender melhor o desempenho do site.

Essa análise é importante porque é ela que auxilia profissionais de SEO nas tomadas de decisão e a diagnosticar melhorias que devem ser feitas no site.

Algumas das informações analisadas são: número de usuários, quantidade de visitas no site, taxas de rejeição, tempo de visita, número de usuários ativos no site, origem desses usuários, páginas mais acessadas, etc. Mas, além dessas, existem outras inúmeras métricas que demonstram o desempenho de um site.

 

Mobile Friendly

Atualmente, mais de 70% das pesquisas feitas no Google são feitas em aparelhos móveis, ou seja, celulares e smartphones. Por isso, sites devem estar preparados para suportar clientes usando tanto a versão desktop (de computadores tradicionais) quanto as versões mobile de um site, ajudando a melhorar a experiência do usuário e a diminuir as taxas de rejeição.

 

Saiba mais sobre estratégias digitais

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Leia mais

Quer saber mais sobre marketing digital e como melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca? Conheça o blog da IAGENTE e descubra diversos artigos sobre o tema:

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