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WhatsApp para fins corporativos: o que você precisa saber

Hoje em dia, é difícil encontrar uma pessoa que não utilize o aplicativo de mensagens WhatsApp. Essa ferramenta de comunicação é prática e veio para revolucionar o modo como nos comunicamos com as pessoas em nosso dia a dia. E agora, com as políticas de privacidade para fins empresariais liberados, cada vez mais empresas investirão no aplicativo.

Quando, como e por quê?

Se você é usuário do WhatsApp, no dia 25 de agosto (ano de 2016), deve ter recebido a notificação de mudanças na política de privacidade. Isso quer dizer que, a partir de agora, é permitido que empresas enviem mensagens de alerta para seus clientes desde que com a devida aprovação (sim … nunca foi permitido envios de mensagens pelo WhatsApp para fins operacionais muito menos promocionais. Inclusive a própria Anatel se encarrega de policiar de perto as reclamações dos usuários, passível de processo e multa). Essas mensagens podem ter informações relacionadas a produtos adquiridos, prazo de entrega, promoções, recibos, entre outros. Lembrando que, antes, algumas organizações já faziam isso, mas de forma extraoficial.

O motivo pelo qual o WhatsApp liberou essa política é para monetizá-lo, já que, atualmente, o aplicativo não está gerando receitas devido à proibição de divulgar anúncios e o cancelamento da cobrança de US$ 1 anual. Visto que o WhatsApp é propriedade do Facebook, essa nova política favorece muito o banco de dados da rede social, a qual poderá cruzar informações e direcionar melhor propagandas e estratégias de marketing, além de ter em mãos os dados dos usuários, como a resolução da tela em que o aplicativo é usado, por exemplo.

Restrições de usar o WhatsApp de forma corporativa

Antes de mais nada, convém ressaltar que as empresas de telefonia móvel (Vivo – Claro – Oi – TIM) não gostaram muito da notícia, uma vez que o Facebook já era líder de mensagens instantâneas e agora o WhatsApp pode trazer novos desafios para essas empresas.

Por outro lado, para as demais empresas, esse recurso abre novas portas para o marketing, basta estar atento a algumas restrições e particularidades. Nada de Spam para usuários não cadastrados: assim como o SMS, é vital solicitar a permissão dos usuários para que as mensagens sejam enviadas, caso contrário, além de impedir a fidelização do cliente, você pode ser “banido”, descadastrado, autuado pela Anatel ou ter seu número bloqueado. Vale lembrar também que a utilização do WhatsApp para meios corporativos só deve ser feita por meio da plataforma online do aplicativo.

E o SMS, como fica?

É claro que, além do WhatsApp, o SMS continua sendo uma excelente ferramenta de comunicação e marketing. Afinal, apesar de todas popularidade do WhatsApp, o SMS possui inúmeras vantagens que não são encontradas no Whats: O SMS é um recurso nativo de todos os aparelhos celulares e, através da plataforma do IAGENTEsms, você tem acesso à uma série de controles e métricas para avaliar o desempenho das mensagens — prática essencial para as empresas: opção de agendamento de mensagens, acesso relatório completos (de recebimentos, cliques, cancelamentos, geolocalização), gerenciamento de contatos além do Editor Drag & Drop (arrasta e solta) que permite criar Landing Pages (páginas específicas para conversão) para suas campanhas de Marketing Digital. Por isso, o IAGENTEsms é uma solução completa para realizar tanto operações corporativas quanto de marketing para sua empresa.

Como você usa o WhatsApp? O que essa nova política representa para você? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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