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O que é melhor para minha empresa: e-mail marketing ou SMTP?

Sabe-se que, atualmente, o marketing digital tem se mostrado uma ferramenta incrível para alavancar suas vendas e aumentar o engajamento de uma marca na internet. E, entre os veículos mais utilizados, estão o e-mail marketing e SMTP. Mas, você sabe a diferença entre eles? Melhor, você sabe qual é a opção que se encaixa nas suas necessidades?

Tanto o e-mail marketing quanto o SMTP são formas de criar e manter um relacionamento com o seu público-alvo, seja notificando-o ou mandando promoções. Entretanto, essas duas ferramentas são diferentes entre si em diversos aspectos. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste no post. Vamos lá?

Qual a diferença principal entre e-mail marketing e SMTP?

Comecemos com a definição de cada plataforma de envio de e-mail.

SMTP significa Simple Mail Transfer Protocol que, traduzido, pode ser protocolo simples de transferência de correio. Ele serve para enviar e-mails transacionais, individuais, após o usuário realizar uma ação na sua plataforma, como uma mensagem após o download de um ebook no seu site, por exemplo.

O e-mail marketing, por outro lado, tem como objetivo enviar campanhas de divulgação e engajamento para uma lista de contatos. O envio de promoções é um bom exemplo de e-mail marketing.

Em que situações cada um é mais utilizado?

Hoje em dia, há um equilíbrio entre as duas plataformas, porque ambas conseguem satisfazer as necessidades das marcas e, consequentemente, do engajamento com o público-alvo. O SMTP envolve e-mails de confirmação de envio de formulário, alertas automáticos e confirmação de pedidos e pagamento, por exemplo.

Já o e-mail marketing serve para enviar e-mails promocionais, seja convidando para eventos ou produtos digitais, ou pedindo para responder questionários e pesquisas de satisfação e qualidade. Além disso, em ambos sistemas você pode personalizar os textos ou conteúdos.

No e-mail marketing, você também consegue segmentar melhor o público, tendo uma relação mais próxima e conseguindo divulgar o seu negócio de forma mais específica e customizada, e não tão restrita como no SMTP. Mas, o interessante é que, em ambos os casos, as possibilidades de contato são ilimitadas.

Qual usar em minha empresa?

Há muitas empresas que utilizam as duas plataformas, uma para notificar cada ação para o usuário, outra para deixá-lo mais engajado com sua marca. Afinal, as ferramentas podem ser complementares.

Vale destacar ainda que o SMTP tem uma vantagem: permite ser integrado a qualquer sistema, como o ERP, por exemplo, e ainda realiza disparos a partir das rotinas internas das empresas (como envio de DOC ou confirmação de compra). Outra característica do SMTP é que ele é focado em envios em pequena escala, enquanto o e-mail marketing permite envios em massa.

Qual desses recursos parece mais eficaz para sua empresa? Deixe um comentário abaixo!

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